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COPAE (Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante)

por 3157265 publicado 05/06/2020 18h32, última modificação 17/05/2021 11h07

Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante do Campus Princesa Isabel (COPAE-PI), diretamente vinculada à Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, tem suas ações dimensionadas com base na efetivação da Política da Assistência Estudantil do IFPB, cuja função precípua é garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem do estudante. Sendo responsável pela realização do acompanhamento pedagógico e biopsicossocial aos estudantes, contribuindo com o processo de aprendizagem.

Portanto, conforme a RESOLUÇÃO AD REFERENDUM Nº 25, DE 21 DE JUNHO DE 2018, a Política de Assistência Estudantil do IFPB, tem por objetivos:

I – fortalecer e ampliar programas e projetos de Assistência Estudantil que garantam a permanência e o êxito dos estudantes;

II – realizar acompanhamento pedagógico e biopsicossocial aos discentes, contribuindo com o processo de aprendizagem;

III – assegurar aos discentes com necessidades educativas específicas condições para seu amplo desenvolvimento acadêmico;

IV – promover programas de atenção aos estudantes com deficiência;

V – ofertar educação de qualidade para jovens e adultos trabalhadores que tiveram seu processo educativo interrompido;

VI – garantir ao corpo discente igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas;

VII – promover ações que visem à igualdade de oportunidades socioeconômicas e culturais;

VIII – promover programas e projetos que visem ao respeito às diversidades étnicas, sociais, sexuais, de gênero, geracionais e religiosas;

IX – realizar projetos de ensino, pesquisa e extensão que contribuam com o desempenho acadêmico do estudante;

X – garantir a participação dos estudantes em eventos acadêmicos, artístico-culturais e esportivos;

XI – incentivar a produção, circulação, difusão, acessibilidade, veiculação, preservação e publicação de trabalhos artísticos, técnicos e científicos dos estudantes sobre arte e cultura;

XII – estimular a participação dos estudantes nos assuntos relativos à assistência estudantil.

 

Tais ações no IFPB do Campus Princesa Isabel são efetivadas pela equipe interdisciplinar da Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante do Campus Princesa Isabel (COPAE-PI), a qual é composta por: Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Técnico em Assuntos Educacionais, Assistentes de Alunos, Nutricionista, Técnicos em enfermagem e Médico-psiquiatra. 

CLIQUE NESTE VÍDEO  para conhecer melhor a Política de Assistência Estudantil do IFPB - Campus Princesa Isabel.

E-mail da COPAE-PI: copae.pi@ifpb.edu.br

Priscila S. Ferreira - Coordenadora da COPAE-PI


 

A Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante compete:

1) Prestar acolhimento, assistência e acompanhamento biopsicossocial e pedagógico aos estudantes e suas famílias, contribuindo para o acesso e a permanência dos mesmos;

2) Receber as suas demandas das famílias dos alunos e realizar os encaminhamentos pertinentes;

3) Realizar a gestão e implementação da Política e procedimentos de Assistência Estudantil;

4) Executar programas e projetos na área de Assistência Estudantil;

5) Implementar, monitorar e avaliar as diretrizes emanadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis;

6) Realizar a gestão dos auxílios financeiros destinados aos estudantes do campus, de cursos regulares, beneficiários dos Programas de Assistência Estudantil do IFPB;

7) Integrar os espaços de conselho de classe, como forma de identificar demandas para acompanhamento individual e coletivo dos estudantes;

8) Estimular a participação da comunidade acadêmica nas questões de Assistência Estudantil;

9) Atender a alunos e professores no que se refere a condutas e comportamentos no campus, por meio de orientações, aconselhamentos, instruções e encaminhamentos;

10)  Realizar a caracterização socioeconômica, psicopedagógico e educacional dos discentes ingressantes a fim de conhecer o perfil do corpo discente, de modo a subsidiar ações, auxílios e projetos;

11)  Propiciar ao aluno oportunidade de autoconhecimento através da vivência em grupo;

12)  Promover ações que favoreçam o crescimento pessoal e o fortalecimento das relações interpessoais do corpo discente;

13)  Acompanhar e atender, em conjunto com setores competentes, discentes com dificuldades no processo de ensino e aprendizagem;

14)  Contribuir na prevenção de dificuldades que possam interferir no bom inter-relacionamento entre todos que integram a comunidade acadêmica, e intermediá-las, quando necessário;

15)  Implementar as diretrizes pedagógicas no campus;

16)  Responsabilizar-se, em consonância com a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, pela comunicação enviada aos alunos;

17)  Estimular a participação dos pais e/ou responsáveis legais pelos discentes na vida acadêmica dos mesmos;

18)  Zelar, juntamente com a comunidade acadêmica, pelo cumprimento do Regulamento Disciplinar para o corpo discente;

19)  Realizar, em colaboração com os setores de ensino, a recepção dos alunos ingressantes, no início de cada ano letivo;

20)  Orientar o docente no planejamento de sua ação pedagógica, emitindo pareceres e informações técnicas na sua área de atuação;

21)  Orientar docentes e discentes no que se refere ao encaminhamento de questões pedagógicas;

22)  Orientar os coordenadores dos cursos, em questões pedagógicas;

23)  Colaborar com a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino e com as coordenações de curso no desenvolvimento de projetos de novos cursos e nas adequações que se fizerem necessárias nos existentes;

24)  Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos e executar os devidos encaminhamentos àqueles que necessitarem assistência diferenciada;

25)  Colaborar com a divulgação dos planos e atividades de ensino para a comunidade acadêmica;

26)  Participar do processo de seleção de docentes;

27)  Desenvolver atividades junto à Direção de Desenvolvimento de Ensino, Coordenação Geral de Ensino, Coordenação de Formação Geral, Coordenações de curso e professores, no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem do campus;

28)  Contribuir com a organização, coordenação e realização das reuniões pedagógicas, em articulação com Direção de Desenvolvimento de Ensino Coordenação Geral de Ensino, Coordenação de Formação Geral, Coordenações de curso;

29)   Assessorar os docentes na busca da identificação das causas determinantes do baixo rendimento escolar;

30)  Oferecer apoio logístico a eventos relacionados às atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura no campus;

31)  Colaborar na atuação e processos organizacionais das representações estudantis do campus na perspectiva de desenvolver a autonomia e o protagonismo dos estudantes;

32)  Elaborar e emitir pareceres técnicos nas áreas de pedagogia, psicologia, serviço social, enfermagem, entre outros, entre outros profissionais da equipe multidisciplinar quando houver;

33)  Fomentar e promover, em conjunto com os demais profissionais da educação, ações para permanência e êxito do estudante;

34)  Fazer a gestão das atividades do Núcleo de Saúde;

35)  Ddesempenhar outras atividades correlatas e/ou afins conforme deliberação da DDE.

 

Observação: Em razão da complexidade de atuação e da existência de equipe multidisciplinar, o funcionamento da COPAE deverá ser dialogada e divida as responsabilidade entre os servidores vinculados a esta, conforme competências de cada profissional.