Você está aqui: Página Inicial > Pró Reitoria de Ensino > Programas > Enade

Enade

por 1808809 publicado 12/08/2019 15h35, última modificação 13/08/2019 13h20

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

PROVAS EM 24/11
Questionário do Estudante entre 02/09 e 21/11

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa GM/MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018 - (*) Republicada. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Quais os cursos do IFPB para o ENADE 2019?
1. Engenharia Civil – Campus Cajazeiras;
2. Engenharia Civil – Campus João Pessoa;
3. Engenharia Civil – Campus Patos;
4. Engenharia da Computação – Campus Campina Grande;
5. Engenharia de Controle e Automação – Campus Cajazeiras;
6. Engenharia Elétrica – Campus João Pessoa;
7. Engenharia Mecânica – Campus João Pessoa;
8. Medicina Veterinária – Campus Sousa;
9. Tecnologia em Gestão Ambiental – Campus João Pessoa;
10. Tecnologia em Gestão Ambiental – Campus Princesa Isabel;
11. Tecnologia em Segurança no Trabalho – Campus Patos.

Mais informações sobre os cursos no Portal do Estudante <https://estudante.ifpb.edu.br/cursos/?nivel_formacao=GRADUACAO>

Além do Procurador Educacional Institucional que é responsável por enquadrar os cursos e acompanhar todo o processo os Coordenadores de Cursos também são responsáveis pela inscrição dos Estudantes Ingressantes e Concluintes Habilitados; Alteração do local de prova do Estudante vinculado a curso de Educação a Distância (EaD) ou que esteja em mobilidade acadêmica (Quando existir); Preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso; Declaração de responsabilidade da IES para regularização do Estudante; Solicitação de Dispensa de Prova por iniciativa da IES (Quando couber); Análise e deliberação, por parte das IES, acerca das solicitações de dispensa registradas pelos Estudantes; Interposição de Recurso diante das solicitações de Dispensa por iniciativa da IES, indeferidas pelo Inep. Descritivo do cronograma Enade 2019 <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/edital/2019/edital_n43_04062019-enade2019.pdf>.

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo a regularidade do Estudante perante o Exame atribuída pelo Inep, condição necessária para a conclusão do curso de graduação, de acordo com o disposto no §1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018. Sendo imprescindível a inscrição e participação do estudante no processo de acordo os dispostos 5.1 a 5.10 do Edital 43, de 04 de junho de 2019, publicado no DOU Seção 3 nº 107, quarta-feira 05 de junho de 2019.

O Manuais, Provas e Gabaritos, Questionário do Estudante, Boletim de Desempenho, Situação do Estudante, Documentos e Legislação acerca do Enade se encontra disponível no site no INEP <http://inep.gov.br/web/guest/enade>.

Mais informes sobre o Enade através do Portal do Estudante/Enade.