Estágio no Campus de Cabedelo

por 2275413 publicado 27/01/2017 12h22, última modificação 31/05/2017 11h41
Cabedelo é uma cidade portuária e assentada em uma faixa de terra entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. A cidade de Cabedelo destaca-se por apresentar uma cultura regional memorável, acompanhada por toda a riqueza natural de seus ecossistemas e a diversidade de seu patrimônio cultural material e imaterial.

O Campus Cabedelo do IFPB foi criado a partir do Plano de Expansão da Educação Profissional do Governo Federal, no ano de 2008, através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica.

Situado na Rua Santa Rita de Cássia, n° 1900, no Bairro de Jardim Camboinha, o campus oferece os Cursos Técnicos de Recursos Pesqueiros (modalidades subsequente, integrado e PROEJA) e de Meio Ambiente (modalidades subsequente e integrado), bem como os Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico e de Licenciatura em Ciências Biológicas. O Campus Cabedelo também é Polo de Educação a Distância (EAD), onde oferta vagas para os Cursos Técnicos de Segurança no Trabalho e de Secretaria Escolar (modalidade subsequente).

Cabedelo é uma cidade portuária e assentada em uma faixa de terra entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. Seu nome vem da expressão que significa “pequeno cabo”, e apresenta uma área de 31,915 km², com um contorno singular de 18 km de extensão por 3 km de largura. O Município apresenta uma grande diversidade natural, sendo sua vegetação composta de Mata Atlântica, coqueirais e manguezais. O relevo é constituído de uma Planície Litorânea formada pelas praias e terras arenosas, e a fauna dessa pequena cidade é surpreendentemente fabulosa, principalmente a marinha.

A cidade de Cabedelo destaca-se por apresentar uma cultura regional memorável, acompanhada por toda a riqueza natural de seus ecossistemas e a diversidade de seu patrimônio cultural material e imaterial. No tocante ao seu patrimônio natural, destacam-se: o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, o Parque Natural de Cabedelo, a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo (Mata do Amém), além dos manguezais e outras áreas costeiras que são de preservação ambiental. Suas principais atividades econômicas são a indústria, o comércio e a prestação de serviços, tendo ainda a atividade pesqueira um lugar de destaque como uma importante fonte de subsistência da população local.

O Campus Cabedelo do IFPB tem contribuído para a transformação da realidade social do Município através da oferta de educação profissional gratuita e de qualidade, pautando-se na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na construção de itinerários formativos sólidos e no estímulo às potencialidades econômicas locais, em uma perspectiva de sustentabilidade ambiental.

Mais informações em http://www.ifpb.edu.br/cabedelo/assuntos/estagio