Registro de RMA ou RMB

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 23/09/2019 11h11, última modificação 10/03/2020 15h34
Este procedimento visa ao registro contábil do Relatório Mensal de Almoxarifado - RMA ou Relatório Mensal de Bens - RMB.

1. Objetivo

Obs.: Devem ser instaurados dois processos distintos, um para o RMA (Registro de Relatório Mensal de Almoxarifado) e outro para o RMB (Processo de Registro Mensal de Bens - RMB). Os processos devem ser utilizados durante todo o exercício, mediante a anexação mensal dos relatórios pelas Coordenações de Patrimônio e Almoxarifado e posterior reenvio dos processos pelas Coordenações de Contabilidade.

2. Normas e documentos relacionados

3. Fluxograma

O fluxo que este processo deverá seguir está apresentado abaixo:

Fluxograma de Registro de RMA ou RMB

O trâmite deste procedimento acontecerá através de processo eletrônico, configurado no SUAP.

4. Requisitos

Antes de abrir o processo eletrônico no SUAP, tenha em mãos os seguintes documentos (OBRIGATORIAMENTE):

• Relatório Mensal de Almoxarifado (RMA) ou Relatório Mensal de Bens (RMB);
  • Notas de transferência;
  • Relatório de depreciação (no registro do RMB).

5. Passo-a-Passo

1. Faça login no SUAP;
  2. No menu Administração, escolha a opção "Processo eletrônico" e, em seguida, "Processos";
  3. Clique no botão "Adicionar Processos Eletrônicos";
  4. No campo "Interessados", escolha a sua unidade (Campus ou Reitoria), com CNPJ;
  5. Em "Tipo de Processo", selecione a opção "Registro de Relatório Mensal de  Almoxarifado - RMA" e depois clique em "confirmar";
  6. No campo "Assunto", inserir o seguinte texto: "Registro de RMA do exercício XXXX, preencha as demais informações e, posteriormente, clique em "Salvar";
  7. Clique em "Upload de documento externo" e anexe os documentos indicados no item 4 deste procedimento. Os documentos devem ser anexados em formato PDF tipo A, contendo a indicação do mês de registro;
  8. Por fim, envie o processo para a coordenação de contabilidade da sua unidade, utilizando o botão "Encaminhar".