Noticia
Visita da Taggen ao Polo de Inovação foi um dos destaques no primeiro semestre
O primeiro semestre de 2024 foi marcado por diversos eventos, visitas e ações envolvendo o Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Uma dessas atividades foi a visita do CEO da empresa Taggen, Werter Padilha, à sede do Polo de Inovação em João Pessoa-PB.
Parceira do IFPB no projeto “Conectividade 5G e EDGE Computing para Transformação Digital na Indústria 4.0 (EDGE5G)”, o qual busca respostas para a aplicação de 5G em larga escala no chão de fábrica, a Taggen é uma empresa que trabalha com soluções tecnológicas inovadoras de Internet das Coisas (IoT) baseadas em beacons e RFID (Identificação por radiofrequência).
O Polo de Inovação do IFPB, por meio da Unidade Embrapii para comunicações avançadas, integra esse projeto a partir de uma aliança entre Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), três grandes empresas do setor de telecomunicações, duas startups e três centros de pesquisa brasileiros. Empresas e academia estão trabalhando no desenvolvimento de software, hardware e componentes de conectividade para construção de uma plataforma em que serão validadas as aplicações industriais.
Acesse aqui para saber mais sobre a participação do IFPB no projeto
De acordo com o pesquisador Ruan Delgado Gomes, coordenador do projeto no IFPB, tal iniciativa é extremamente importante não só para as unidades Embrapii e empresas participantes, mas também para a indústria brasileira. Isso porque, conforme o professor, estão sendo estudadas tecnologias emergentes que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de novas soluções para a indústria. Dentre essas tecnologias, estão sistemas avançados de visão computacional, sistemas de localização com alta precisão, realidade aumentada para suporte à indústria e integração com tecnologias de IoT e Inteligência Artificia”.
“Para permitir o desenvolvimento de aplicações desse tipo, é necessário um aprofundamento em novas tecnologias, como as redes 5G privadas e a computação na borda. Este projeto visa o desenvolvimento de casos de uso usando essas duas tecnologias e tem como objetivo também gerar novas oportunidades de projetos e soluções inovadoras a partir dos resultados obtidos na pesquisa”, explica Ruan Delgado.
A visita da Taggen ocorreu no dia 28 de março. Na ocasião, o CEO Werter Padilha foi recebido pelo diretor-geral do Polo de Inovação, Erick Melo, e pelos pesquisadores e professores Ruan Delgado Gomes, Otacílio de Araújo Ramos Neto, Paulo Ditarso Maciel Jr. e demais integrantes do time. “Foi uma visita para conhecer o laboratório onde o projeto está sendo executado e acompanhar o status atual do desenvolvimento do projeto, além de discutir novas ideias para serem exploradas”, afirmou Ruan Delgado.
Além da Taggen, também integram o projeto as empresas Cisco, Prysmian, MPT Condutores e Data Machina.
(Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB)