Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 01 > Polo de Inovação do IFPB participa de pesquisa sobre aplicação de 5G em larga escala

Noticia

Polo de Inovação do IFPB participa de pesquisa sobre aplicação de 5G em larga escala

Inicialmente cinco professores do IFPB participam do projeto, em breve outros pesquisadores serão incorporados
por publicado: 02/02/2023 16h10 última modificação: 03/02/2023 14h28

O Polo de Inovação do IFPB, por meio da Unidade Embrappi para comunicações avançadas, está integrando uma aliança entre Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), três grandes empresas do setor de telecomunicações, duas startups e três centros de pesquisa brasileiros. O objetivo da pesquisa é buscar respostas para a aplicção de 5G em larga escala no chão de fábrica. Empresas e academia trabalharão no desenvolvimento de software, hardware e componentes de conectividade para construção de uma plataforma em que serão validadas as aplicações industriais.

Chamado Conectividade 5G e EDGE Computing para Transformação Digital na Indústria 4.0 (EDGE5G), o projeto será desenvolvido no modelo Basic Funding Alliance (BFA), uma das ferramentas da Embrapii de fomento à pesquisa experimental. O contrato foi firmado no último dia 18 de janeiro e os trabalhos serão desenvolvidos até janeiro de 2026, com investimento previsto de R$ 9 milhões da Embrapii e R$ 900 mil dos parceiros que compõem a aliança.

Desenvolvimento do Projeto no IFPB

No IFPB, o projeto é coordenado pelo professor Ruan Delgado Gomes (Campus João Pessoa). Ao todo, o IFPB conta com cinco pesquisadores, além do professor Ruan, outros quatro pesquisadores estão envolvidos na pesquisa, são eles: Michel Coura Dias (campus João Pessoa); Paulo Ditarso (campus João Pessoa); Marcelo Portela de Sousa (Campus Campina Grande) e Otacílio de Araújo Ramos Neto (Campus Guarabira). Estes professores atuarão como pesquisadores e liderarão pesquisas nas seguintes áreas: infraestrutura de rede de acesso para redes 5G privadas, redes definidas por software, virtualização de funções de rede, plataformas para processamento distribuído e na borda em redes 5G privadas, e desenvolvimento de aplicações intensivas em processamento, com foco inicial em controle de qualidade e sistemas de automação inteligentes na indústria. 

O professor Ruan destacou a atuação do diretor-geral do Polo de Inovação, Erick Melo;  do diretor da Agência de Inovação do IFPB (NEO), Daniel Macedo e do procurador Federal do IFPB, Michell Torres para que este projeto fosse viabilizado. O pesquisador destacou, ainda, que por ter a participação de dois professores membros de programas de pós-graduação do IFPB, será viável realizar atividades de pesquisa também alinhadas com dissertações a serem desenvolvidas nesses dois programas. Os professores Ruan Delgado e Paulo Ditarso são membros do  Programa de Mestrado de Tecnologia da Informação e o professor Ruan é membro do Mestrado em Engenharia Elétrica, ambos os programas do Campus João Pessoa.

O professor Ruan informou que pelo menos outros oito pesquisadores serão integrados à equipe. Para tanto, em breve serão abertos editais para seleção de estudantes (de graduação ou mestrado) e colaboradores externos.

Sobre a Embrapii

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

 *DGCOM IFPB com informações da EMBRAPII 

 

registrado em: , ,