Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2023 > 04 > Alunos do IFPB Patos fazem visita técnica ao enrocamento de Ponta Negra

Alunos do IFPB Patos fazem visita técnica ao enrocamento de Ponta Negra

Através de parceria alunos do curso de Engenharia do Campus Patos visitam o Morro do Careca e a usina onde produzem blocos de concreto.
publicado: 05/04/2023 18h16 última modificação: 05/04/2023 18h17

O titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, acompanhou na tarde desta quarta-feira (5), alunos do 2º e 3º períodos do curso de Engenharia Civil, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de Patos, em aula de campo da disciplina de Ciências do Ambiente, ministrada pela Professora Susana Lucena. O objetivo foi conhecer o projeto de enrocamento e engorda da orla da Praia de Ponta Negra.

Por meio parceria com o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental IFPB, os alunos visitaram desde o Morro do Careca até a usina onde estão sendo produzidos os blocos de concreto da primeira etapa do processo, que é o enrocamento.

Segundo informações do secretário, são três etapas previstas no projeto: a primeira é o processo de enrrocamento pelos blocos, que já começou e está licenciado pelo órgãos competentes. A segunda etapa é readequação do sistema de drenagem e a terceira é ultima é o aterro hidráulico, conhecido como "engorda".

Ainda segundo ele, essa última etapa pretende retirar em torno de 1 milhão de metros cúbicos de areia de uma jazida, que fica a 500 metros da costa e que será trazida para Ponta Negra para fazer o aterro hidráulico. “Essas duas últimas etapas, a Prefeitura aguarda a finalização pelos órgãos licenciadores competentes para que possa avançar na drenagem e engorda”, explica.

A professora Susana destacou “que essas parcerias propiciam momentos ímpar e de enriquecimento aos conteúdos ministrados, pois a experiência do aluno e o conhecimento transbordam informações”, disse.

Crédito: Divulgação/Semurb - Prefeitura do Natal-RN.