Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2023 > 03 > Alunos do Campus Patos realizam atividades de campo na cidade de Areia-PB

Alunos do Campus Patos realizam atividades de campo na cidade de Areia-PB

Os alunos do 3ª ano do curso técnico integrado em Edificações e do Grupo de Teatro participaram de visita técnica à cidade Areia-PB.
publicado: 29/03/2023 04h31 última modificação: 29/03/2023 04h31

No dia 28 corrente, alunos do 3ª ano do curso técnico integrado em Edificações e do Grupo de Teatro do Instituto Federal da Paraíba - Campus Patos participaram de visita técnica à cidade Areia-PB, oportunizando o conhecimento de Sociologia, Geografia e Artes.

A visita foi acompanhada dos seguintes profissionais: Professores: Rodrigo Cunha Santos, Hannah Dora de Garcia e Lacerda e Janaína da Silva Bezerra; Assistente de aluno: Moema Gomes Marques Dantas e Tradutor Intérprete de linguagem e sinais: Amanda Tamires dos Santos Silva.

O roteiro da visita ocorreu no conjunto histórico urbanístico da cidade, tombado pelo IPHAN, no Teatro Minerva, na Casa Pedro Américo e por fim, no Museu do Brejo Paraibano, conhecido como Museu da Cachaça e da Rapadura, composto por dois prédio: o engenho e a casa grande. No Museu está instalado a moagem da cana, construída em 1870, ambiente onde trabalhavam os escravos na produção de açúcar. Outro espaço de visita foi a UFPB, para conhecer a primeira Escola Técnica Agrícola do Nordeste.

imgimg
img img

Areia-PB

Principal município do Brejo Paraibano, surgiu como povoado em 1625. É a cidade natal do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida e do Padre Azevedo, inventor da máquina de escrever. Fica a 120 quilômetros da Capital, João Pessoa. Com cerca de 30 mil habitantes é uma pacata cidade do interior e possui vários prédios tombados pelo patrimônio histórico:

A Igreja de N. S. do Rosário dos Pretos (do século XVII, construída pelos escravos), o Teatro Minerva (1859, edificado pelas famílias de maior poder aquisitivo da época, daí sua denominação original: Teatro Particular ); a Igreja Matriz, o Casarão de José Rufino (influente Senhor de Engenho), a Biblioteca José Américo de Almeida, o Museu Regional de Areia e o Museu-Casa do pintor Pedro Américo, além da Reserva Florestal do Pau-Ferro e do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, antiga Escola de Agronomia do Nordeste, primeiro campus universitário de todo o interior do Nordeste. Areia foi a primeira cidade do Brasil a libertar seus escravos, antes mesmo da Lei Áurea.

Fonte: Fundação Casa de José Américo (Link: https://fcja.pb.gov.br/cidade-de-areia-pb).