Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 09 > IFPB participa do lançamento oficial de políticas culturais na Paraíba

Noticia

IFPB participa do lançamento oficial de políticas culturais na Paraíba

Proexc coordena ação nos campi fundamental para o acesso dos artistas à Lei Paulo Gustavo
por Ana Carolina Abiahy publicado: 05/09/2023 16h35 última modificação: 05/09/2023 17h32

A reitoria do Instituto Federal da Paraíba participou na manhã desta terça do lançamento oficial de diversas políticas públicas que o Governo da Paraíba está iniciando voltadas para o setor cultural. A reitora Mary Roberta Meira Marinho foi uma das autoridades convidadas a fazer parte da mesa de autoridades no Espaço Cultural, ao lado do governador João Azevedo, do prefeito Cícero Lucena, do secretário de Cultura, Pedro Santos, da representante do Conselho Estadual de Política Cultural, Paula Wendia, e do presidente da Fapesq, Rangel Junior, entre outros líderes.

O IFPB já está envolvido com uma das ações, a operacionalização local da Lei Paulo Gustavo (LPG), criada pelo governo federal e que destina recursos para o setor cultural, um dos mais prejudicados desde a pandemia. Por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o IFPB abriu edital para selecionar servidores e estudantes que vão auxiliar e orientar os grupos culturais interessados em se inscreverem para as ações previstas para serem fomentadas pela Lei PG. 

Josi e Mary IFPB.jpegA pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Josi Batista, também participou da solenidade ao lado do diretor de Cultura, Erivan Tome Junior. Segundo Erivan, a partir de 12 de setembro, já deve iniciar o treinamento dos selecionados no edital do IFPB para trabalharem no atendimento aos artistas. Além dos campi do IFPB em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Areia, Guarabira, Campina Grande, Esperança, Soledade, Picuí, Monteiro, Patos, Santa Luzia, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana e Pedras de Fogo, ainda deve ocorrer atendimento em Cuité, Sumé e Pombal. 

A reitora Mary destacou que esta parceria com a Secult é singular. “O IFPB disponibiliza espaços e pessoas para que as inscrições ocorram no âmbito dos municípios aproveitando a nossa estrutura e capilaridade a favor da população. Isto só favorece esta grande vontade que nós temos de participar do desenvolvimento da cultura e da economia na Paraíba. Além de ser o marco principal da humanidade, a cultura é também desenvolvimento econômico”, frisou a professora. A pró-reitora Josi ressaltou que a ação é uma excelente oportunidade para que os campi do IFPB tenham um diálogo mais próximo com os coletivos culturais de seus territórios e possam articular mais parcerias para o futuro. 

IFPB GOV PB.jpegSomente na Lei Paulo Gustavo, o Governo Federal destinou mais de R$ 3 bilhões a serem investidos nos estados e no DF. Na Paraíba, a lei destina R$ 48.677.436,90. Durante a solenidade, o secretário Pedro Santos destacou que o desafio é democratizar e fazer chegar estes recursos até as regiões que tradicionalmente estão longe do acesso à política cultural, apesar de terem uma produção latente.

Acesse aqui a lista de inscritos da seleção de servidores e estudantes do IFPB que vão auxiliar na inscrição de propostas para as leis culturais. 

registrado em: