Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 08 > IFPB assina Acordo que beneficia trabalhadores da Cultura

IFPB assina Acordo que beneficia trabalhadores da Cultura

Acordo de Cooperação com a Secretaria de Cultura do Estado visa a operacionalização da Lei Paulo Gustavo na Paraíba
por Patrícia Nogueira publicado: 31/08/2023 11h39 última modificação: 31/08/2023 14h36

O IFPB contribuirá com o apoio oferecido pelo governo do Estado aos trabalhadores da Cultura na operacionalização da Lei Paulo Gustavo (LC nº 195/2023). A parceria se dará na realização de oficinas de elaboração de projetos culturais e na disponibilização de espaço físico para que os artistas possam se inscrever.

O acordo de cooperação científica, tecnológica e cultural foi assinado na manhã desta quinta-feira (31), com a presença do Secretário de Cultura da Paraíba Pedro Daniel de Carli Santos, do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da PB, Antônio Rangel Júnior e da Reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho.

Com essa ação conjunta, o IFPB terá a oportunidade de se aproximar dos grupos artísticos e culturais. Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josy Batista, as expectativas são muito positivas. "Iniciaremos um diálogo mais próximo com esses coletivos e grupos culturais dos territórios em que o IFPB está situado ao longo da Paraíba. Como instituição de ensino que valoriza a cultura, precisamos iniciar um diálogo mais próximo e compartilhado com esses grupos. Foi uma articulação que concretizamos porque acreditamos nessa importância".

“Essa assinatura é singular e representa mais uma parceria do IFPB com o Estado da Paraíba, agora no âmbito da Cultura. A cultura além de ser o marco principal na humanidade é também desenvolvimento econômico”, destacou a Reitora Mary Roberta.

O IFPB disponibilizará pontos de inscrição para os artistas locais, promovendo o envolvimento com os grupos culturais dos territórios em que estão inseridos e viabilizando ações de extensão futuras. Serão disponibilizados espaços nas cidades de: João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Areia, Guarabira, Campina Grande, Esperança, Soledade, Picuí, Cuité, Monteiro, Sumé, Patos, Santa Luzia, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Pombal, Princesa Isabel, Itabaiana e Pedras de Fogo.

“Essa parceria vai gerar muitos frutos, sobretudo no sentido de territorializar as oportunidades, uma vez que o IFPB está bem situado em todo o Estado e a Fapesq tem bastante expertise nesse processo”, disse o Secretário de Cultura Pedro Daniel de Carli Santos.

Para o presidente da Fapesq: “A lei Paulo Gustavo é extremamente importante e dará um impulso muito grande à cultura. A Fapesq, uma instituição dedicada à ciência, tecnologia e inovação, entende que dentro da cultura também há espaço para a ciência. Agradecemos essa parceria e faremos o melhor possível para que o projeto tenha êxito”.

Um edital selecionando bolsistas para atuarem na operacionalização desse trabalho já está aberto. Podem se inscrever estudantes e servidores do IFPB. A atuação será na coordenação das inscrições (servidor) e monitor das inscrições (estudantes). As inscrições vão até 03 de setembro. Confira detalhes no edital.

Participaram também da reunião a Pró-Reitora de Extensão e Cultura Josy Batista, o Diretor de Cultura Erivan Lopes, o Assistente da Proexc, Adilson Luiz Silva, o Diretor de Extensão Popular e Rural, Alexsandro Ribeiro, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura, Edilson Parra e o Assessor Jurídico da Secretaria de Cultura, Ednaldo Paulo Santos Filho.