Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 10 > 5ª edição dos Jogos Intercampi do IFPB marca retorno dos estudantes às quadras

5ª edição dos Jogos Intercampi do IFPB marca retorno dos estudantes às quadras

Competição teve início na segunda (17) e vai até a sexta-feira (21)
por Amanda Tavares publicado: 19/10/2022 08h22 última modificação: 19/10/2022 08h22

É tempo de Jogos Intercampi no Instituto Federal da Paraíba. Após mais de dois anos afastados das competições presenciais em função da pandemia de Covid-19, mais de 500 atletas de 17 campi estão voltando aos ginásios do IFPB. Nesta edição, os Jogos Intercampi estão acontecendo nas instalações do Campus Campina Grande e da Escola Estadual Bráulio Maia Júnior, situada ao lado do campus.

A solenidade de abertura do evento ocorreu na segunda (17) e contou com a participação do Reitor Nicácio Lopes, do Pró-Reitor de Assuntos Estudantes, Manoel Macedo, do Diretor do Campus Campina Grande, Albino Nunes, e do Diretor da Diretoria de Esportes e Educação Física, Silvio Romero. Também estiveram presentes no evento outros Pró-Reitores e diretores de diversos setores do IFPB. A cerimônia contou com apresentações culturais e com os desfiles das delegações dos 17 campi envolvidos na competição. Foi um momento de grande alegria e emoção para todos os presentes, como se pode ler aqui.

Na manhã desta terça-feira (18), primeiro dia de competição, o Campus Campina recebeu a rodada de estreia das modalidades de futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino, voleibol feminino e masculino, vôlei de areia feminino e masculino, tênis de mesa, xadrez e basquete masculino.

Apoiados pela torcida, que lotou as três instalações destinadas à competição, os estudantes iniciaram as suas participações nos jogos às 8h nas modalidades de handebol, vôlei de praia e futsal em três espaços diferentes: o ginásio do campus Campina, a quadra de vôlei de areia e o ginásio da Escola Técnica Estadual. As partidas de estreia foram disputadas pelas equipes de Cabedelo e Catolé do Rocha (handebol feminino), Cajazeiras e Monteiro (vôlei de praia masculino) e Cabedelo e Campina Grande (futsal feminino).

O início da competição foi celebrado pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo. “Os Jogos Intercampi já são uma competição consagrada no IFPB e nós sempre tivemos esse olhar para o evento como uma ferramenta de intercâmbio e de trocas culturais em que os estudantes têm a oportunidade de conhecer alunos de outras unidades e de conhecer outras unidades também, o que faz o evento ser muito integrador. Como não pudemos realizar os jogos nos dois anos em que a pandemia de Covid-19 esteve mais grave, a edição deste ano da competição se reveste de um significado muito especial, porque é o retorno de um evento presencial em que nós vemos a alegria nos olhos dos estudantes por essa possibilidade de se encontrar, de estar juntos e de poder ter esse convívio que o evento proporciona”, afirmou o professor.

A alegria mencionada pelo Pró-Reitor podia, de fato, ser percebida no olhar de Jéssica Lima, estudante do curso de Tecnologia em Agroecologia do Campus Sousa. A estudante falou sobre a felicidade de voltar aos Jogos Intercampi depois de ter participado de edições anteriores da competição. “Para mim, como estudante, esse evento é um momento de união, em que nós aprendemos a nos comunicar com outras pessoas, fazer amizade com outras pessoas e isso é algo que não só a família pode nos dar, mas a escola também, e isso é muito importante”, afirmou a discente.

Micaely Oliveira, estudante do curso Técnico em Informática do Campus Santa Luzia, também destacou a felicidade por participar dos jogos e por poder colocar em prática todo o treinamento realizado para a competição. “Eu tenho dezesseis anos e comecei a jogar futebol aos oito. Desde pequenininha eu gosto de jogar futebol, é meu esporte predileto, eu amo o futsal de coração e estou muito feliz por ter essa experiência de estar aqui”.

Resumo do dia - O primeiro dia dos jogos contou com nove partidas de futsal (três do feminino e nove do masculino), uma partida de basquete masculino, cinco jogos de vôlei de areia (três masculinas e duas femininas), duas de handebol (uma feminina e uma masculina), duas de voleibol (uma masculina e uma feminina) e 32 partidas de tênis de mesa (12 femininas e 20 masculinas). O saldo e os resultados das competições de xadrez serão divulgados no boletim desta quarta-feira (19). Todos os resultados podem ser consultados no arquivo abaixo.

Texto e fotos: Amanda Tavares de Melo – Jornalista do IFPB