Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 05 > Programa Qualifica Mais EnergIF realiza aula inaugural

Programa Qualifica Mais EnergIF realiza aula inaugural

Primeiras turmas do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis estão no campus Esperança
por Ana Carolina Abiahy publicado: 31/05/2022 16h08 última modificação: 31/05/2022 16h09

O Programa Qualifica Mais EnergIF teve início no Instituto Federal da Paraíba nesta segunda-feira, 30 de maio. A aula inaugural do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (instalador de sistemas fotovoltaicos) foi realizada no campus Esperança do IFPB.

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) tem 200 horas e será presencial, tendo ofertado 290 vagas em quatro campi do IFPB: João Pessoa, Esperança, Patos e Cajazeiras. Em Esperança, foram preenchidas 50 vagas.

Os primeiros estudantes foram recebidos pelo diretor geral do campus Esperança, professor Valnyr Lira, pelo coordenador adjunto João Paulo Ferreira Araújo, e o representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB, Alexsandro Ribeiro de Melo, que substituiu na ocasião a coordenadora geral do EnergIF na instituição, professora Kalina Medeiros, impossibilitada de comparecer.

IFPB ENERGIF ESPERANÇA 1 - Copia.jpeg No campus Esperança, o curso de qualificação profissional até se alinha ao curso técnico integrado ao Ensino Médio já ofertado, que é de Sistemas de Energias Renováveis. O diretor geral comentou que toda a estrutura do IFPB estava à disposição dos estudantes do EnergIF e que a instituição também tem portas abertas para outras oportunidades, a exemplo dos cursos técnicos subsequentes que estão com inscrição aberta.

O representante da Proexc fez uma apresentação sobre o Programa Qualifica Mais EnergIF que tem fomento do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Alexsandro explicou sobre a estrutura da equipe do programa no IFPB

“Esperamos que eles aproveitem o momento de aprendizado e busquem oportunidades dentro do IFPB. Nós do Programa Qualifica Mais estamos à disposição e todo o IFPB”, destacou Alexsandro. Ele também comentou a grande oportunidade que o curso traz de se inserir no mercado de trabalho que continua em expansão nesta área de energias renováveis. IFPB ENERGIF ESPERANÇA 2 - Copia.jpeg

O coordenador adjunto João Paulo explicou que a primeira turma de 25 alunos deve ter aulas até 12 de agosto. Outros 25 estudantes devem começar o curso em 22 de agosto e concluir em 23 de outubro. O curso é voltado pra quem tem mais de 18 anos de idade e ensino fundamental incompleto. Os alunos receberam todo o material nesta segunda-feira e também tiveram informações sobre o auxílio estudantil a que tem direito por cada dia de aula frequentado.