Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 05 > Podcast realizado pela PRAE traz informações e dicas

Noticia

Podcast realizado pela PRAE traz informações e dicas

Primeiro episódio é sobre Gravidez na Adolescência e está disponível na plataforma de streaming e no portal
publicado: 26/05/2022 11h45 última modificação: 27/05/2022 10h34

Com o objetivo de promover a educação para a saúde, através de orientações e práticas preventivas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está trazendo para a comunidade mais um instrumento. Trata-se do Podcast Papo Saúde, uma canal de comunicação com periodicidade mensal que traz informações através de entrevistas com especialistas sobre temas da atualidade voltados para as ciências da saúde.

De acordo com a Psicóloga e Coordenadora de Assistência à Saúde do Estudante,  Ana Carolina Simões, esta iniciativa se respalda na Política de Assistência Estudantil do IFPB que tem por princípio a promoção da saúde enquanto direito social e dever político, focando, dentre outros aspectos, na realização de ações multidisciplinares.

“Ao lado de diversas ações desenvolvidas pela PRAE no âmbito do esporte, lazer, saúde mental, alimentação e assistência, o podcast 'Papo Saúde' emerge como mais um espaço de educação para saúde que busca alcançar diretamente os jovens estudantes da instituição”, afirmou a Coordenadora.

“A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis é norteada pelo princípio da promoção à saúde, esporte e lazer como direito social e dever político. Nessa perspectiva buscamos desenvolver um conjunto de ações voltadas à promoção da saúde estudantil, atuando de maneira multidisciplinar, a exemplo das iniciativas para o esporte e lazer, sob a responsabilidade da Diretoria de Educação Física e Esportes (DEFE); e das ações de promoção a saúde mental, engendradas através da Coordenação de Assistência à Saúde do estudante (COASE)”, comentou a Professora Brígida Bezerra, enfatizando a importância estratégica de garantir condições e recursos para a melhoria da qualidade de vida estudantil e o acesso às informações de qualidade.

O primeiro episódio do Podcast é sobre Gravidez na Adolescência. O convidado do mês foi o doutor Diogo Alves Rodrigues que conversou com a professora Brígida Bezerra e falou sobre os múltiplos fatores que geram a maternidade precoce, os cuidados e orientações necessárias para a mãe e o bebê , métodos contraceptivos e o papel da escola e da família. Diogo Alves é médico, farmacêutico, especialista em medicina intensiva e de urgência e atua nos hospitais Santa Isabel e Edson Ramalho.

O podcast é produzido com o apoio da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing e pode ser acessado no canal oficial da DGCOM na plataforma Sound Cloud e no portal do IFPB.

 

Patrícia Nogueira - jornalista / Arte: Pablo França