Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 05 > Aberta consulta pública para regulamentação dos Grupos Artísticos e Coletivos Culturais

Documento visa orientar, integrar e fortalecer as atividades artísticas e culturais
por Patrícia Nogueira publicado: 27/05/2022 10h05 última modificação: 27/05/2022 15h06

Está aberto até o dia 06 de junho o prazo para o envio de sugestões ao texto base que trata do regulamento dos Grupos Artísticos e Coletivos Culturais no âmbito do IFPB. Servidores, estudantes e parceiros sociais podem participar enviando contribuições ao documento ou comentando os pontos positivos. Acesse aqui o texto base.

No dia 02 de junho às 17h, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) irá realizar uma audiência pública por meio da plataforma google meet. Acesse aqui.

De acordo com o regulamento, os grupos artísticos e coletivos culturais são espaços institucionais de formação artístico-cultural e de promoção de desenvolvimento humano e socioeconômico que realizam iniciativas pautadas na relação entre a escola e a comunidade, de modo a favorecer o exercício da cidadania cultural, o protagonismo estudantil e o atendimento das necessidades culturais das comunidades interna e externa.

O Diretor de Cultura e professor de música George Glauber, comentou que a PROEXC vem atuando no sentido do reconhecimento e valorização dos grupos artísticos e coletivos culturais do IFPB. “Essas iniciativas são uma realidade institucional desde o período da escola técnica. Já contamos com a ação pioneira na rede federal, que é o sistema de registros de grupos e coletivos, no SUAP, e com as ações de fomento por meio do Programa Campus de Culturas. Então, esse regulamento vem orientar e melhor integrar esses movimentos de arte e cultura no contexto do IFPB”, disse.

O Professor de Artes do Campus Patos, Rodrigo Cunha, também comentou sobre a criação dos grupos artísticos e coletivos culturais nos campi. “São uma realidade nos diversos campi do IFPB. Debater com a comunidade acadêmica a regulamentação desta ação é importante no tocante ao fortalecimento do IFPB enquanto instituição que abrange uma formação humana, diversa e plural”, afirmou.

A Professora de Artes Cênicas do Campus Guarabira Líbna Naftali, ressaltou que o documento é importante para servidores, estudantes, comunidade e parcerios que desenvolvem ações artísticas e culturais dentro e fora do IFPB. “O documento além de regulamentar as ações, orientando, integrando, promovendo, vai fortalecer as práticas e ações dos grupos e coletivos já existentes, como também, incentivar a criação de novos grupos. Desta forma, democratizando o acesso à arte e a cultura, que é um direito de todos, por meio de ações de formação, fruição, produção, criação, preservação, cultivação do saber artístico e cultural presente na diversidade da humanidade. Assim, nos permitirá conhecer, reconhecer e valorizar cada expressão e manifestação artístico-cultural”, pontuou a professora.

Saiba mais sobre o regulamento e conheça os membros da comissão responsável pela minuta acessando a página de consulta da PROEXC.

A participação é por meio do formulário. Acesse aqui. https://forms.gle/289UnNBk4ois5qpE9