Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > Publicado edital de seleção de estudantes para cursos do Projeto Qualifica Mulher

Projeto é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Inscrições acontecem a partir de amanhã (15)
por publicado: 14/03/2022 10h22 última modificação: 14/03/2022 10h22

O Instituto Federal da Paraíba, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, está ofertando 480 vagas para Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Projeto Qualifica Mulher. Clique aqui para conferir o edital.

O projeto é oriundo do Termo de Execução Descentralizada MMFDH/CGTPEM nº 12/2020, celebrado entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o IFPB, por meio da ação de extensão denominada: "Qualificação Profissional e Autonomia: investindo na capacitação de mulheres". O objetivo é desenvolver ações de qualificação profissional de mulheres, que vivem em situação de  vulnerabilidade social, contribuindo na ampliação das possibilidades de geração de trabalho e renda, oportunizando as mulheres na conquista de sua autonomia econômica, política, social e psicológica e, consequentemente, na elevação de sua autoestima e melhoria de suas condições de vida.

Estão sendo ofertados os cursos de:  Condutor(a) de Turismo em Espaços Culturais Locais; Auxiliar de Cozinha; Operador(a) de Beneficiamento de Pescado; Padeiro(a);  Camareira em Meios de Hospedagem; Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos; Cuidador(a) de Idoso; Agricultor(a) Orgânico; Cuidador(a) Infantil; Aplicador(a) de Revestimento Cerâmico; Produtor(a) de Plantas Aromáticas e Medicinais; e Agente de Alimentação Escolar. Os cursos possuem carga-horária de 160 horas, são gratuitos e serão ofertados de forma presencial nos campi Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Esperança, Guarabira, Mangabeira, Monteiro, Patos e Pedras de Fogo

As inscrições acontecem de 15 a 23 de março de 2022, de forma presencial nos campi ofertantes. Podem participar mulheres quilombolas, marisqueiras, indígenas, agricultoras e que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio, ou que não tenham escolaridade.

Serão classificadas as candidatas por ordem crescente de inscrição até o número limite de vagas oferecidas. À título de assistência estudantil, será destinado o valor de R$ 10,00 (dez reais) por dia de aula frequentado, com o objetivo de auxiliar às mulheres no suprimento das despesas decorrentes da realização dos cursos, como alimentação e auxílio transporte, assegurando-lhes o acesso, a permanência e o êxito na conclusão dos cursos.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC