Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > Reitor Nicácio Lopes assina ordem de serviço para reforma do bloco de Mecânica do Campus João Pessoa

Solenidade aconteceu nesta sexta. Obra será custeada com recursos de emendas parlamentares
por Heranir Oliveira publicado: 19/11/2021 15h20 última modificação: 19/11/2021 16h54

Um dos cursos mais antigos do Instituto Federal da Paraíba vai ter sua infraestrutura melhorada. O Reitor Nicácio Lopes assinou nesta sexta-feira (19) no auditório José Marques do Campus João Pessoa a ordem de serviço para reforma das instalações do bloco do curso de Mecânica.

No início deste ano o reitor Nicácio visitou o pavilhão de Mecânica onde conversou com professores e pôde constatar a precariedade do local. Naquela ocasião, nem o Campus e nem a Reitoria dispunham de recursos orçamentários para empreender reformas estruturais de forma imediata. Mas o reitor mobilizou esforços e conseguiu junto a bancada federal paraibana R$ 1 milhão oriundos de emendas parlamentares que agora serão aplicados.

A obra compreende a recuperação da estrutura metálica e substituição de toda a coberta, recuperação e revestimento das fachadas, reforma dos banheiros, construção de abrigo para armazenamento de gases e alteração no layout interno para melhorar a ventilação do bloco de Mecânica. O pavilhão a ser reformado ocupa uma área de quase 2 mil m².

O professor Walter Fialho, coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, disse em seu discurso que a obra é de grande valor para o curso. “O bloco precisa de uma reformulação porque apresenta problemas, esta reforma é uma promessa do professor Nicácio que está sendo cumprida, é um momento de muita felicidade”.

Pró-Reitora de Ensino.jpgA Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, destacou o compromisso de manutenção da qualidade do ensino, através da requalificação de laboratórios e atualização de espaços. “Isso permite que estudantes e técnicos possam exercer melhor suas atividades, e garantir que os processos de ensino, pesquisa e extensão sejam desenvolvidos de forma plena”.

“O bloco de Mecânica é histórico, uma construção do início dos anos 70. Estamos muito felizes em poder fazer esta intervenção, e ficamos agradecidos ao professor Nicácio por nos dar essa possibilidade de requalificar uma área tão importante como essa” disse o diretor-geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos.Diretor Campus JP.jpg

Em seu discurso o reitor falou das dificuldades financeiras agravadas pela pandemia da Covid-19 e do esforço na captação de recursos junto a bancada paraibana para investimentos no IFPB. “Dinheiro público não tem cor partidária” lembrou o gestor. ”Recebemos o pleito dos professores, nos associamos em esforços com a administração do campus e buscamos o diálogo com o Congresso Nacional junto aos deputados e senadores que destinaram recursos que nos possibilitaram esse aporte de R$ 1 milhão”. Reitor Nicácio Lopes.jpg

Nicácio Lopes lembrou que a requalificação do bloco de Mecânica vai propiciar dignidade aos trabalhadores e estudantes. “Não queremos perder tempo com lamentações e sim buscar alternativas” disse. O reitor elencou também obras estruturantes que pretende entregar em vários campi até o final de seu mandato ano que vem, num investimento total de quase R$ 200 milhões de reais.

Reitor assina ordem de serviço.jpgEm seguida o reitor assinou a ordem de serviço para a obra junto com o representante da empresa vencedora da licitação, a Vetores Engenharia, do Rio Grande do Norte. O canteiro de obras será instalado nos próximos dias e a previsão é que os trabalhos durem seis meses.

Participaram da solenidade diretores sistêmicos, Pró-Reitores e professores. Ao final o reitor e comitiva fizeram uma visita ao bloco do curso de Mecânica, localizado na Unidade Acadêmica de Controle e Processos Industriais.Gestores no pavilhão de Mecânica.jpg