Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > Projeto Alvorada capacita equipe para atuar na inclusão de egressos do sistema prisional

Noticia

Projeto Alvorada capacita equipe para atuar na inclusão de egressos do sistema prisional

Capacitação acontece nesta segunda-feira (29), na ESPEP
por publicado: 25/11/2021 09h25 última modificação: 25/11/2021 09h25

O Projeto Alvorada realiza, nesta segunda-feira (29), uma capacitação voltada à equipe que irá atuar no curso Eletricista Residencial e Predial junto aos egressos do sistema prisional de João Pessoa. A capacitação acontece a partir das 9h, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), em Mangabeira.

WhatsApp Image 2021-11-24 at 09.30.07.jpegA abertura do evento contará com a presença do reitor Nicácio Lopes, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Oliveira, e do coordenador geral do projeto, Franklin Garcia. Durante todo o dia, serão abordados temas como: “O Sistema Prisional na atual Conjuntura”, “A Defensoria Pública no Processo de Ressocialização”, “Planejamento Estratégico como Ferramenta de Fortalecimento da Política de Reinserção Social’, “O Escritório Social e às Ações de Reinserção Social dos Egressos” e “Direitos Humanos e Cidadania”. No período da tarde, a equipe irá participar de uma capacitação técnica. Clique aqui e acesse a programação completa.

Sobre o Projeto

Criado com o objetivo de promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional, o Projeto Alvorada é uma parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Instituto Federal da Paraíba – IFPB.

A partir de 02 de dezembro, o Projeto irá ofertar o curso de Eletricista Residencial e Predial a 20 estudantes egressos do sistema prisional de João Pessoa. O curso possui carga horária de 500 horas e será realizado no Campus João Pessoa. Após o curso, os estudantes passarão por uma etapa de incubação, com duração de 03 meses. 

Cada estudante receberá uma bolsa auxílio de R$ 878,70 (oitocentos e setenta e oito reais e setenta centavos), paga durante os oito meses de permanência desses atores no projeto; além de uma bolsa empreendedor - paga em parcela única no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), sendo destinada à aquisição de itens relacionados a natureza do curso para facilitar o desenvolvimento de atividades geradoras de renda.

Além de docente e tutor, a equipe do Alvorada é composta por coordenador administrativo e pedagógico, supervisor de estágio, assistente social, psicólogo e apoio administrativo. O projeto conta ainda com parceiros como: o Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN; a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEXC/IFPB; a Secretaria de Administração Penitenciária – SEAP/PB; a Gerência de Ressocialização/SEAP-PB; o Escritório Social da Paraíba; a Defensoria Pública da Paraíba; e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP.

Verônica Rufino - Assessora de Comunicação da PROEXC/IFPB

registrado em: