Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > Painéis temáticos e Inova Talks foram destaques na Jornada de Inovação e Empreendedorismo

Noticia

Painéis temáticos e Inova Talks foram destaques na Jornada de Inovação e Empreendedorismo

Primeira edição do evento ocorreu durante o IV Simpif
por Patrícia Nogueira publicado: 12/11/2021 16h15 última modificação: 16/11/2021 12h46

A I Jornada de Inovação e Empreendedorismo, realizada nos dias 11 e 12, durante o IV Simpif reuniu nomes ligados aos ecossistemas de inovação paraibano e trouxe para o público participante debates sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Outro destaque foi o lançamento oficial da nova Política de Inovação do IFPB.

Por meio de quatro painéis temáticos e três debates intitulados Inova Talks, a Jornada reuniu participantes de todos os campi do IFPB e de outras instituições. “‘Para além da pertinência das temáticas propostas em cada painel ou palestra, a I Jornada de Inovação e Empreendedorismo é uma demonstração da atuação em rede do nosso ecossistema de inovação, cuja gestão demanda trabalho em equipe, com preparo técnico, mas sobretudo capacidade de interlocução”, disse o Diretor Executivo da Agência de Inovação do IFPB, Daniel Macedo.

Segundo Daniel, a aprovação da Política de Inovação do IFPB pelo Conselho Superior criou a Agência de Inovação e estabeleceu diretrizes para a atuação em rede, institucionalização das ações, programas e projetos voltados empreendedorismo inovador de base tecnológica. O ato simbólico de lançamento ocorreu na quinta-feira (11), às 19h. Assista aqui o vídeo.

Na sexta-feira, a programação da Jornada foi voltada para uma palestra sobre parcerias com o setor produtivo e três apresentações do Inova Talks que falaram sobre empreendedorismo: "Startups de impacto social" com Diógenes Dantas,  "Prototipagem e captação: Transforme sua ideia em MVP", com Lucas Difaria e "Pesquisadores do IFPB podem empreender?, com Petrúcio Régis".

A temática “Projetos de PD&I em Parceria Com o Setor Produtivo - Desafios, Oportunidades e Resultados” foi discutida com cinco profissionais da área, mediados pelo Diretor de Inovação Daniel de Macedo.

O Diretor Geral do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo; o Diretor de Inovação/ CPQD, Antônio Marini de Almeida; opainel PD&I dia 12-11.jpg Diretor da Unidade EMBRAPII do IFBA, Juliano Lopes; e o pesquisador do SENAI CIMATEC, Murilo Do Carmo Boratto falaram sobre os desafios e resultados alcançados com a celebração de projetos em parceria com o setor produtivo, uma das missões impostas pelo marco da inovação como papel das instituições. Os professores expuseram suas experiências sobre como começar essas parcerias e os resultados gerados a partir desses projetos.

O Procurador Chefe da Procuradoria Federal junto ao IFPB Michell Laureano Torres enfatizou os aspectos jurídicos da formalização de parcerias com o setor privado, garantindo a integridade e o equilíbrio na oferta de segurança jurídica ao instituto, preservando os atores envolvidos e ao mesmo tempo desburocratizando para dar celeridade aos processos.

Ao final os painelistas debateram e responderam as indagações pertinentes ao tema.

registrado em: