Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > IFPB realiza II Encontro de Estudantes

Noticia

IFPB realiza II Encontro de Estudantes

Solenidade de abertura foi realizada nesta segunda (22). Programação se estende até dia 24
por Patrícia Nogueira publicado: 22/11/2021 21h32 última modificação: 22/11/2021 21h32

Um debate sobre Juventude, Cidadania e Redes Sociais marcou o primeiro dia do II Encontro de Estudantes do IFPB. Para refletir sobre o tema estiveram dialogando com o público, a jornalista do instituto Politize, Mariana Fernandes, e o professor de filosofia do IFPB, Alan Patrick de Lucena Costa, mediados pelo Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo.

O tema movimentou o chat da transmissão ao vivo no canal da TV IFPB no Youtube e suscitou reflexões sobre política, democracia, educação para a liberdade, intolerância nas redes sociais, o papel do cidadão na sociedade atual, dentre outros. A transmissão pode ser revista clicando aqui.

O debate foi antecedido pela solenidade oficial de abertura do encontro que contou com a participação do Reitorabertura do II Eneifpb 3.jpg Nicácio Lopes e dos pró-reitores das áreas de Assuntos Estudantis (Manoel Macedo), Ensino (Mary Roberta), Administração (Pablo Andrey), Extensão (Cleidenédia Oliveira), Pesquisa (representado pelo professor Francisco Dantas). Também prestigiou a abertura, o estudante Alex Santos, representando o segmento discente.

Os pró-reitores elogiaram a iniciativa do evento, que mesmo diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia, pode ser realizado de forma virtual. Também lembraram que o 1º Encontro de Estudantes levantou pontos e contribuições importantes para o bem-estar dos estudantes, constituindo-se como um marco na história do IFPB.

Para o estudante Alex Santos, um dos pontos altos do IFPB é proporcionar o contato entre estudantes e gestores: “Esses momentos de interação devem ser aproveitados para discutir as políticas educacionais e fazer com que os estudantes se empoderem e se apropriem de uma educação pública de qualidade. Façam daqui a casa de vocês, se aproximem dos espaços de discussões”, conclamou Alex, que iniciou seus estudos no IFPB em 2010 no ensino técnico e hoje está concluindo o ensino superior, com vistas a ingressar na pós-graduação.

O Reitor Nicácio Lopes destacou o protagonismo estudantil proporcionado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), cujas ações têm sido destaque em âmbito nacional e têm contribuído para sustentar três importantes pilares institucionais: acesso, permanência e êxito.

“Espero que vocês tenham um grande evento, aperfeiçoem os seus conhecimentos, interajam com os colegas e que possam contribuir conosco para que tenhamos um IFPB cada vez mais voltado para atender os seus pleitos”, disse o Reitor Nicácio Lopes.

O Pró-Reitor Manoel Macedo lembrou que o encontro de estudantes é sempre especial, pois é um momento formativoabertura II Eneifpb.jpg de grande importância para os discentes. Macedo agradeceu a toda a equipe da PRAE por tornar esse evento realidade, mesmo em meio as dificuldades impostas pela pandemia.

O “momento PRAE” foi marcado pela exibição de um vídeo institucional que mostrou as principais ações da pró-reitoria. No primeiro dia, o foco do vídeo foi a assistência estudantil.

A programação do II Encontro de Estudantes segue no turno da tarde, a partir das 14h30, nos dias 23 e 24. Acesse aqui a programação.

Acompanhe os debates pelo canal da TV IFPB no Youtube.

registrado em: