Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > IFPB comemora aniversário de 112 anos

Noticia

IFPB comemora aniversário de 112 anos

O evento online será transmitido ao vivo dia 07 de dezembro pelo canal da TV IFPB no YouTube e celebra a trajetória do Instituto através de sua história
por Gustavo Rodrigues publicado: 26/11/2021 12h16 última modificação: 26/11/2021 21h29
Arte: Luzivan Silva

Arte: Luzivan Silva

O Instituto Federal da Paraíba comemora seu aniversário de 112 anos no dia 07 de dezembro, às 17 horas, em um evento online transmitido ao vivo pelo canal da TV IFPB no YouTube. Criado como Escola de Aprendizes Artífices em 23 de setembro de 1909 pelo Presidente Nilo Peçanha, o atual IFPB passou por várias denominações e hoje está presente em todas as regiões da Paraíba com 21 campi.

De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, este ano não foi possível realizar a solenidade de aniversário na data de sua criação por conta de diversos compromissos externos previamente agendados pelo IFPB, “mas esse fato não altera o sentimento de celebração que todos temos pelo Instituto, por sua belíssima história”.

Este ano, o evento relembra a antiga Escola, impregnada da memória das pessoas, dos sons e dos espaços que a trouxeram até aqui. O início da solenidade trará um vídeo elaborado a partir da crônica “A Escola de um novo mundo”, do professor Nicácio Lopes, onde ele se vê “andando pelas salas de aula e restaurando no tempo passagens de um mundo adormecido na memória”.

Uma apresentação musical do ex-aluno do Curso Técnico em Mecânica Adeildo Vieira precederá o relato histórico do professor Manoel Macedo, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, que vai destacar vários momentos da trajetória do Instituto. Em seguida, no caminho do passado para o presente, a arquiteta Jaciara Lopes da Silva apresentará a estrutura dos dois prédios que abrigarão a nova Reitoria do IFPB. “São os novos espaços da nossa Escola, que vão abrigar a missão da educação profissional e tecnológica”, destaca o Reitor Nicácio Lopes.  

Um dos pontos altos da celebração será a entrega dos troféus aos homenageados pelo Instituto Federal da Paraíba. Todos os anos, o IFPB presta homenagem a pessoas que colaboram com a Instituição em diversas áreas e que merecem, por isso, o reconhecimento do Instituto.

Como inovação da cerimônia de aniversário deste ano, o IFPB apresentará, ao longo de toda a solenidade, vídeos com depoimentos de ex-estudantes, servidores e alunos sobre o que a Instituição representa em suas vidas. Com esses testemunhos, o evento busca reunir relatos de pessoas que vêm construindo, das mais variadas formas, essa história de 112 anos de educação pública, gratuita e de qualidade no Estado da Paraíba. “Toda a comunidade está convidada para assistir a essa celebração do nosso IFPB para comemorarmos juntos esses 112 anos de construção da dignidade humana, através da educação dos nossos jovens”, afirmou o Reitor Nicácio Lopes.  

* Colaboração de Amanda Tavares, Jornalista do IFPB