Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > Cotidiano, memória e Reditec

Noticia

Cotidiano, memória e Reditec

Os pequenos gestos do cotidiano somam para a construção da nossa própria história e da instituição.
por publicado: 16/11/2021 09h51 última modificação: 16/11/2021 10h09

Já escrevi sobre isso, mas insisto em afirmar que o dia de trabalho do jornalista começa, aparentemente, calmo com as primeiras anotações na agenda.

São letras cursivas que se juntam. Frases que se formam. Parágrafos que vão dando origem e formato às primeiras narrativas do dia.

Nessa mesma pegada cotidiana traços também se unem; imagens se misturam; ideias e pensamentos vão dando vida à tela do computador e ritmo ao trabalho em todos os setores institucionais.

Escrever, ilustrar, editar textos e imagens na DGCOM podem ser avaliados como genuínos tanto quanto o manipular das experiências científicas e tecnológicas nos laboratórios da nossa instituição.

Cada história construída pelos profissionais da comunicação, cada projeto empreendido pelos pesquisadores no âmbito da Instituição, vão se juntando e formando a fortaleza das nossas intenções pessoais e institucionais.

Em outras palavras, o faz e refaz do cotidiano da comunicação e do mundo da pesquisa científica são sublimes tanto quanto o pincelar dos artistas plásticos nos ateliês, produzindo suas telas, assim como fazem os artesãos, amassando o barro, moldando seus vasos e lapidando suas esculturas.

Quando olho, rapidamente, para o passado da nossa instituição observo o legado deixado pela comunidade acadêmica. Uma prova insofismável dos grandes feitos institucionais foi a Reditec 2017.

Foi um evento sediado e formatado intencionalmente pela gestão do professor Nicácio Lopes. Graças a liderança do reitor do IFPB e o trabalho da Comissão Organizadora, o evento dignificou a história da educação profissional, científica e tecnológica, não só na Paraíba, no Nordeste, no Brasil, mas pelo mundo afora.

No período de 20 a 23 de novembro de 2017, o IFPB acolheu cerca de 1.200 gestores educacionais de todo o País, além de observadores internacionais do universo da ciência e da tecnologia. Essa proeza está registrada nos anais do MEC, da Rede Federal e do IFPB. Para ler as histórias e ver as principais imagens que refletem a magnitude daquele evento. Clique AQUI.

Creio que vale a pena esse recorte apenas para lembrar que uma nova versão do evento está chegando. Cópia do acervo iconográfico e das histórias contadas pelos comunicadores durante a Reditec 2017 foi cedida à Comissão Organizadora da Reditec 2021. O evento vai acontecer no Distrito Federal, no período de 29 deste mês a 02 de dezembro, sob a organização do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Acesse o site no endereço reditec.ifb.edu.br

• Por Filipe Donner – Jornalista e Diretor de Comunicação e Marketing do IFPB.