Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > Comitê de Ética em Pesquisa do IFPB promove capacitação sistêmica

Comitê de Ética em Pesquisa do IFPB promove capacitação sistêmica

Atividade realizada em outubro reuniu coordenadores de pesquisa dos campi
por Heranir Oliveira publicado: 03/11/2021 12h16 última modificação: 03/11/2021 12h16

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal da Paraíba realizou entre os dias 21 e 27 de outubro uma capacitação para gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB. O treinamento serviu para socializar conhecimentos e procedimentos além de fortalecer o vínculo do CEP com os campi.

“Esse curso é de grande importância porque permitiu levar aos nossos pesquisadores as orientações necessárias sobre a ética na pesquisa e os processos de cadastro junto à Plataforma Brasil, nos projetos de pesquisa que envolvem  seres humanos. O CEP está de parabéns por possibilitar ações como essa, que contribuem para valorizar e elevar o nível das pesquisas no nosso Instituto” destacou a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Luciene.

A Diretora de Pós-Graduação, Deyse Morgana, falou dos desafios enfrentados por conta da pandemia da Covid-19. “A capacitação foi muito proveitosa. Pelo fato de estarmos em período de pandemia, tendo que realizar pesquisas on-line ou com muitas restrições no trato presencial, alguns itens para o Comitê de Ética ganharam particularidades que os pesquisadores precisam levar em conta. Vamos estender esta oportunidade aos docentes do PROFEPT, os quais tem uma demanda anual de envio de projetos ao CEP e solicitaram um momento com o Comitê para alinharem os procedimentos das submissões do Programa".

A nova coordenadora do CEP, Cecília Oliveira, ressaltou o papel educativo do CEP na formação continuada dos pesquisadores e disse que a reflexão em torno da ética na ciência e nas pesquisas com seres humanos é salutar. “Isso contribui para o processo de transformação prática do conhecimento científico e proteção dos pesquisadores, comunidade, instituições e participantes de pesquisas”.

"Com certeza é uma ação sistêmica muito relevante. De posse desse conhecimento, as próprias unidades poderão auxiliar os pesquisadores (servidores e estudantes) sobre como proceder quando o projeto de pesquisa envolver coletas com seres humanos. Ações desse tipo demonstram que o CEP do IFPB, que já tem elevada respeitabilidade no âmbito nacional, atua também de forma educativa e preza pelo aperfeiçoamento constante de seus processos." Afirmou o Diretor de Pesquisa, Francisco Dantas.

O CEP passa por um momento de transição, a professora Cecília Oliveira assumiu a coordenação em substituição a Joseli Silva. A professora Joseli contextualizou a sua passagem pelo Comitê de Ética em Pesquisa ao longo desses dois últimos anos. Confira aqui.