Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Turismo rural de base comunitária é implantado na zona rural de Bananeiras-PB

Turismo rural de base comunitária é implantado na zona rural de Bananeiras-PB

Projeto de extensão do IFPB foi lançado na última sexta-feira (13) beneficiando mais de 60 famílias da região
por publicado: 16/08/2021 10h39 última modificação: 16/08/2021 11h18

“A sensação hoje é de dever cumprido!” A afirmação do estudante do IFPB Carlos Alberto Cavalcanti retrata a alegria em contribuir para o desenvolvimento comunitário através de ações de extensão rural. Carlos é bolsista do projeto de extensão desenvolvido com o objetivo de implantar o turismo rural de base comunitária na região polarizada pela Cooperativa de Agricultores Familiares de Bananeiras-PB (COOPAFAB).

WhatsApp Image 2021-08-14 at 10.05.45.jpegO projeto, lançado na última sexta-feira (13), agrega valor às atividades já desenvolvidas pela cooperativa na área de produção agrícola face ao potencial turístico identificado pelos próprios cooperados. “Através da metodologia de pesquisa-ação, pudemos contar com a participação efetiva da comunidade em todas as etapas do projeto, desde a elaboração do inventário turístico da região, até a implantação da sinalização dos atrativos e a formatação das trilhas turísticas”, destaca o estudante.

WhatsApp Image 2021-08-14 at 10.05.45 (2).jpegA diretora de Extensão Popular e Rural do IFPB, Josi Batista, explica que a proposta surgiu da necessidade de continuar o trabalho desenvolvido no programa Fortalecimento de Arranjos Produtivos para Agricultura Familiar, “o qual buscava desenvolver ações de fortalecimento e crescimento da Agricultura Familiar, através de processos educativos e participativos que promovessem a ampliação das políticas públicas de comercialização e de fomento”.

Segundo a coordenadora do projeto, a jornalista Verônica Rufino, a iniciativa irá contribuir com o crescimento da economia local, através da promoção do desenvolvimento de produtos e serviços, “cumprindo exatamente o papel da extensão que é ultrapassar os muros institucionais e transformar a realidade das comunidades”.

WhatsApp Image 2021-08-14 at 10.05.49 (2).jpegA pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Cleidenedia Oliveira, também participou do lançamento do projeto. “O mais interessante nesta ação de extensão é termos nosso estudante e a própria comunidade como protagonistas. em todas as fases do projeto. Quero parabenizar todos os envolvidos por essa iniciativa”.

A COOPAFAB é composta por 66 membros que produzem cereais, hortaliças, frutas, tubérculos, grãos, além da piscicultura. Júlio Matias, representante da Cooperativa e parceiro social do projeto, agradeceu ao IFPB e a todos os envolvidos. “Lançar esse projeto é realizar um sonho. Hoje nossa comunidade tem mais uma opção econômica para se desenvolver. Obrigada a todos por nos proporcionar esse momento”.

WhatsApp Image 2021-08-14 at 10.05.49 (1).jpegO projeto contou com o patrocínio da SICREDI Evolução e do Sistema OCB. Durante o lançamento, os representantes das instituições envolvidas puderam percorrer algumas trilhas ecológicas do projeto, conduzidos pelos agricultores locais, além de provarem de um café da manhã colonial com os produtos da região.

Comunicação PROEXC