Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Reitor do IFPB busca em Brasília recursos junto à bancada federal paraibana

Reitor do IFPB busca em Brasília recursos junto à bancada federal paraibana

Objetivo é possibilitar concretização de obras estruturantes no Instituto
por Heranir Oliveira publicado: 13/08/2021 15h41 última modificação: 16/08/2021 11h58

Durante esta semana o Reitor Nicácio Lopes, acompanhado dos Pró-reitores Mary Roberta Marinho (Ensino) e Pablo Andrey Arruda (Administração e Finanças), mantiveram diálogo em Brasília com os parlamentares da bancada paraibana no congresso nacional. O objetivo foi buscar novos recursos de emendas para o exercício de 2022, o que possibilitará a execução de importantes obras de infraestrutura no IFPB.

A primeira visita na segunda-feira (09) foi ao gabinete do Deputado Federal Gervásio Maia (PSB). Na oportunidade o Reitor agradeceu ao parlamentar o investimento destinado por meio de emenda parlamentar que possibilitará a construção do ginásio esportivo do Campus Catolé do Rocha. “Conte com o nosso mandato e nosso apoio em investimentos”, declarou Gervásio, que sinalizou no sentido de destinar novos recursos para o próximo exercício.

Em seguida o deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB) recebeu a visita da comitiva do IFPB. O deputado enalteceu o trabalho do instituto no sentido de levar educação profissional ao interior do Estado e se comprometeu em pactuar emendas que vão propiciar a complementação da obra de construção do ginásio esportivo e do laboratório de ergonomia, ambos do Campus Patos. Serão R$ 300 mil para o ginásio e R$ 200 mil para o laboratório. O deputado garantiu ainda R$ 2 milhões para o término da obra do Campus Itaporanga. Os valores farão parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.

Em visita ao deputado Wellington Roberto (PL) o parlamentar assumiu o compromisso de consignar na LOA 2022  recursos na ordem de R$3 milhões para a complementação da planilha orçamentária da construção da nova sede da Reitoria, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. De acordo com o Reitor Nicácio Lopes a obra encontra-se com todo o recurso empenhado, mas por conta do aumento dos preços dos materiais de construção, ocasionado pela pandemia, houve um realinhamento dos cálculos, necessitando de mais recursos.

Outro parlamentar visitado foi o senador Veneziano Vital do Rego (MDB – Movimento Democrático Brasileiro). O senador que desde o ano passado vem destinando emendas que tem contribuído com a realização de obras estruturantes no Instituto Federal da Paraíba, se comprometeu em aportar recursos de emenda parlamentar para o ano de 2022.

No encontro com a senadora Nilda Gondim (MDB) o Reitor dialogou sobre os desafios enfrentados pelo IFPB com a queda orçamentária que vem se acentuando ano a ano. Com o objetivo de contribuir para a manutenção da educação pública, a senadora prometeu destinar recursos orçamentários para o Instituto que irão compor a LOA de 2022.

A agenda de visitas prosseguiu com visita ao gabinete do Deputado Federal Ruy Carneiro (PSDB). De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, o deputado é um defensor da educação pública e assumiu o compromisso de luta por melhorias do IFPB e com isso, fará um aporte de mais recursos para o Instituto na Lei Orçamentária Anual de 2022.

O encontro da Deputada Federal Edna Henrique (PSDB) com os gestores do IFPB também foi considerado positivo. A parlamentar entende a educação pública como prioridade e garantiu apoio ao Instituto por meio da viabilização de emenda parlamentar.

O Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro (PP) dialogou com o Reitor Nicácio Lopes e falou que ofertará apoio ao Instituto, com possibilidade de indicação de novas emendas para a Lei Orçamentária Anual de 2022.

No encontro com o Deputado Federal Wilson Santiago (PTB) o reitor Nicácio apresentou o pleito da construção de um novo bloco de aulas no campus Sousa, que beneficiará toda a comunidade daquela unidade. O deputado considerou a visita do Reitor importante, “pois ele e sua equipe trazem as reivindicações do Instituto Federal da Paraíba e nós iremos nos empenhar juntamente com os demais companheiros de bancada para atender essas demandas de modo que o IFPB continue com esse trabalho que tem sido exemplar para toda a Paraíba”, afirmou o parlamentar.

Os gestores do IFPB entregaram a cada deputado visitado um ofício, convidando para uma homenagem em reconhecimento aos serviços prestados ao IFPB. Os deputados Damião Feliciano (PDT), Frei Anastácio (PT) e Pedro Cunha Lima (PSDB) por motivos de força maior, reagendaram a visita para um momento posterior em João Pessoa.

De acordo com o Reitor Nicácio Lopes” O atendimento das reivindicações do IFPB pela bancada parlamentar tem contribuído de forma significativa para dar andamento às obras de infraestrutura necessárias ao bom funcionamento do IFPB, especialmente neste momento de restrições orçamentárias”.

*Texto: Heranir Oliveira, com colaboração da Jornalista do IFPB Patrícia Nogueira