Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > PRPIPG prorroga inscrições para programas de pesquisa até dia 09

PRPIPG prorroga inscrições para programas de pesquisa até dia 09

Alterações nos editais de seleção do PIBITI, Pibic-EM e Pibic Superior
por Ana Carolina Abiahy publicado: 05/08/2021 14h28 última modificação: 05/08/2021 14h28

A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) prorrogou o período de inscrições para as seleções dos programas institucionais que oferecem bolsas do CNPq. As inscrições de propostas para o PIBITI, Pibic-EM e Pibic podem ser realizadas até o dia 09 de agosto, de forma online, pelo Suap.

O Diretor de Pesquisa, Francisco Dantas Nobre Neto, ressalta que foram feitas algumas alterações nas exigências previstas em Edital. Não será mais obrigatório apresentar a participação em grupos de pesquisa do DGP/CNPq e nem inserir o currículo Lattes. O motivo da mudança é que estes e outros serviços de cadastro nos sistemas do CNPq estão indisponíveis devido à falhas na plataforma computacional no CNPq.

A PRPIPG publicou uma Nota Explicativa esclarecendo estas alterações e reiterando a necessidade de inscrição no Lattes e nestes grupos do CNPq tão logo os serviços retornem a normalidade. Acesse aqui a Nota. Acesse abaixo os editais do Instituto Federal da Paraíba.

Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) para o ensino Superior - Edital 26/2021.

Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq) - Edital 27/2021.

Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) para o Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq) - Edital 28/2021.

Os editais trazem bolsas para os estudantes e oportunidade para voluntários. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ainda não disponibilizou informações sobre a cota de bolsas do IFPB para este período e nem o valor mensal.

O Edital do Pibic tem foco em: Educação e processo de ensino e aprendizagem; relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira, africana e indígena; sustentabilidade socioambiental; direitos humanos e cultura e memória do IFPB.

O Edital do PIBITI aposta mais nestes processos: pedagógicos e metodológicos educacionais; relacionados à eficiência e otimização de serviços institucionais e de utilização de recursos materiais, humanos e naturais; voltados ao desenvolvimento de atividades ou setores do território paraibano, em suas dimensões social, política, econômica e cultural e áreas de tecnologias prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.