Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Pesquisadores do Polo de Inovação recebem capacitação em Inteligência Artificial

Noticia

Pesquisadores do Polo de Inovação recebem capacitação em Inteligência Artificial

Objetivo é preparar para multiplicar o conhecimento entre os alunos
por Patrícia Nogueira publicado: 03/08/2021 11h34 última modificação: 04/08/2021 16h44

Vinte (20) professores do Polo de Inovação do IFPB estão participando de capacitação sobre Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Cibersegurança, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), ao lado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da IBM Brasil.

A iniciativa, parte do programa “Trilha para o Futuro”, visa fortalecer as competências técnicas de pesquisadores das Unidades EMBRAPII e prepará-los para multiplicar o conhecimento entres seus alunos. A capacitação dos instrutores fará com que tenham familiaridade com os conteúdos e com a metodologia do programa para posteriormente ministrar os cursos para os estudantes.

O curso é baseado na metodologia “Train the Trainer” (T3), na qual especialistas da IBM capacitam professores que irão treinar os alunos das Unidades EMBRAPII às quais estão vinculados, maximizando seu impacto. A expectativa é capacitar 10 mil pesquisadores brasileiros em tecnologias emergentes nos próximos 5 anos. A plataforma digital do IBM Skills Academy fornece acesso a laboratórios, aulas, questionários e exame final, bem como casos de uso de indústria com foco na resolução de problemas reais de negócios.

A capacitação na categoria instrutor sobre Inteligência Artificial foi realizada em julho com carga horária de 10h. Ao final do T3 o instrutor mediador será capaz de replicar a metodologia com as turmas. A segunda etapa será a certificação dos alunos. Posteriormente serão realizados também treinamentos sobre Ciência de Dados e Cibersegurança.