Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Mostra Artístico-Cultural do 6º Enex homenageia professora Palmira Palhano

Mostra Artístico-Cultural do 6º Enex homenageia professora Palmira Palhano

Inscrições abertas até dia 30. Live esclarece dúvidas no Instagram
por Ana Carolina Abiahy publicado: 19/08/2021 14h01 última modificação: 20/08/2021 15h19

O 6º Encontro de Extensão e Cultura do IFPB (Enex 2021) tem entre suas atividades mais populares a Mostra Artístico-Cultural (MAC). Nesta sexta edição, a MAC está homenageando a professora de Artes do Campus João Pessoa do IFPB, Palmira Palhano. Palmira teve intensa atividade extensionista no Instituto Federal da Paraíba, desde os tempos do Cefet-PB, e atualmente está aposentada. Ela era docente de Artes e atuou, principalmente, dirigindo o grupo teatral da instituição, formado por estudantes.

Palmira Palhano será uma das participantes da Live do projeto Quintas da Extensão que terá como foco, nesta tarde de 19 de agosto, esclarecer dúvidas sobre a Mostra. A MAC está com inscrições abertas para submissão de trabalhos até o dia 30 de agosto, gratuitamente e online, pelo site do evento. Acesse aqui.

A live do Quintas da Extensão terá uma entrevista com a professora do Campus João Pessoa, Rosa Samara Silveira, membro do comitê de organização da Mostra Artístico-Cultural. Para acompanhar, acesse o perfil @proexcifpb no Instagram. É possível enviar perguntas ao vivo, mas a live fica disponível no perfil após a transmissão.

Na Mostra Artística-Cultura, será possível enviar trabalhos nas modalidades de música; teatro; dança; artes visuais; audiovisual (curtas metragens) e livro e literatura. A MAC tem a finalidade de compor um espaço de formação, avaliação, valorização, acesso, fruição e difusão da produção artístico-cultural do IFPB e da comunidade externa, bem como de articular agentes, grupos e coletivos de arte e cultura no âmbito institucional.

Além da MAC, estão abertas propostas para Mostra Tecnológica Social, Oficinas e Redes de Conversa. O Enex vai acontecer de 20 a 22 de setembro, de modo virtual. Além de estudantes e servidores do Instituto Federal da Paraíba, o sistema está aberto para receber as submissões de pessoas de outras instituições e parceiros sociais para estas atividades. As áreas temáticas envolvem Comunicação, Cultura e Artes, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Trabalho, Saúde, Tecnologia e Produção.

Quem desejar participar somente como ouvinte pode realizar a inscrição gratuita e online até 20 de setembro. O evento tem como tema “Extensão para as diferenças: resistir e esperançar”. O verbo esperançar faz alusão a Paulo Freire neste ano em que se comemora o centenário do grande educador brasileiro.

O Enex é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB. O evento tem outras modalidades de participação: Mesas Redondas, Feira de Economia Solidária e Criativa e o Festival de Intérpretes e Canções (Festin). Este último inscreve até 06 de setembro para alunos do IFPB e das escolas municipais e estaduais paraibanas, egressos e servidores do IFPB.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCom / Arte: Thaise Marques - estagiária da Proexc