Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > IFPB realiza 43ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

IFPB realiza 43ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

Aprovação do PDTI; PLOA 2022; AENP’s e proposta do MEC foram os temas discutidos na reunião
por publicado: 27/08/2021 20h13 última modificação: 29/08/2021 11h04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizou nesta sexta-feira, (27) a 43ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (CODIR). A pauta da reunião contemplou a Lei Orçamentária (PLOA) anual (2022); Proposta do MEC de reordenamento da Rede Federal, mediante criação de 10 novos Institutos Federais; Análise de conjuntura e deliberação sobre as Atividades de Ensino não Presenciais (AENP’s) e Aprovação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) (biênio 2021-2022).

A Lei Orçamentária Anual foi primeiro ponto abordado na reunião. O pró-reitor de Administração e Finanças Pablo Andrey fez uma apresentação detalhada sobre a planilha proposta pelo Ministério da Educação, e explicou como o MEC calcula o valor dos recursos enviados, com destaque para os campi: Areia, Cabedelo Centro, Pedras de Fogo, Soledade e Mangabeira. Estes campi tiveram, pela primeira vez, o orçamento desvinculado da Reitoria. Ao final da apresentação o pró-reitor Pablo esclareceu que a proposta será discutida pelo Congresso Nacional e levantou a possibilidade de haver redução no valor do recurso. Caso na passagem pelo Congresso haja alguma redução, ela será linear para todos os campi.

Em seguida foi votado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação, planejamento que norteará as ações da Diretoria de Tecnologia da Informação nos campi e na reitoria, durante o biênio (2021-2022). O documento prevê as necessidades na área de tecnologia, incluindo serviços, material, compra e atualização de softwares, equipamentos e pessoal. O plano foi previamente aprovado ad referendum e validado com a aprovação do Colégio de Dirigentes. O diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Albuquerque, destacou que o PDTI é passível de alteração, e as prioridades das demandas serão reavaliadas sempre que necessário.

O CODIR aprovou a recomendação do Comitê de Crise, sobre a continuidade das Atividades de Ensino Não Presenciais na Instituição até o dia 30 de setembro. A pró-reitora de ensino Mary Roberta destacou que o retorno presencial às aulas será pautado pelos protocolos de biossegurança. Durante a reunião, os diretores-gerais dos campi fizeram relatos sobre a expectativa de retorno às aulas, com o avanço da vacinação, e sobre como está sendo o diálogo com a comunidade neste período pandêmico.

Sobre a criação de 10 novos Institutos Federais, o reitor Nicácio Lopes declarou que não tem informações detalhadas sobre a proposta do MEC, o reitor informou ainda, que participará de uma reunião em Brasília, marcada para segunda-feira (30), na qual irá se inteirar do assunto. Ao voltar da viagem, o gestor discutirá a proposta individualmente com o Colégio de Dirigentes, com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEF-PB) e com as entidades representativas dos estudantes.

*Iris Souto Maior - jornalista do IFPB