Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > I Seminário de Produtos Educacionais em EPT iniciou nesta quinta (26)

I Seminário de Produtos Educacionais em EPT iniciou nesta quinta (26)

Abertura reuniu gestores da Rede Federal para refletir sobre a importância do programa em âmbito nacional
por Patrícia Nogueira publicado: 26/08/2021 12h35 última modificação: 26/08/2021 17h13

As contribuições do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ao longo dos seus quatro anos de existência foi o foco principal da abertura do I Seminário de Produtos Educacionais em EPT, realizada na manhã desta quinta-feira (26) por meio de conferencia virtual, transmitida pelo YouTube da TV IFPB.

Acesse aqui.

A mesa de abertura intitulada “Com a Palavra, os Gestores”, tratou sobre a importância do ProfEPT e das perspectivas locais e nacionais. Participaram do evento, a Coordenadora Geral do ProfEPT, Daniele Piontkovsky do IFES; a Coordenadora Acadêmica Nacional, Maria Adelia Costa; Diretora de Pós-Graduação do IFPB, Deyse Correia; o Diretor do Campus João Pessoa, Neilor Cesár dos Santos; a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa e o Coordenador do Mestrado no IFPB Rafael Barros.

O mestrado, primeiro a ser ministrado dentro de uma metodologia em rede envolvendo 40 institutos federais, oferece vagas para servidores e comunidade em geral. Em 2020 teve seu primeiro seminário de autoavaliação com vistas a verificar o atendimento aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Coordenadora Acadêmica Nacional, professora Maria Adélia falou das perspectivas do programa pós avaliação da Capes, reforçando a importância das políticas de retorno para a sociedade e da dedicação dos professores, produção de artigos acadêmicos, excelência dos produtos oferecidos.

Já a Coordenadora Geral Nacional Daniele Piontkovsky abordou sobre a importância do ProfEPT na rede federal enquanto produtor de conhecimento e sua contribuição para a melhoria do cenário da educação tecnológica. “É o maior programa em números da área de ensino da Capes. São centenas de pessoas envolvidas e com muita produção de conhecimento. Busca o avanço das estratégias de ensino e ampliação dos processos formal e não formal”, comentou.

No IFPB há atualmente três turmas em andamento. Estão em formação 28 servidores da casa: “Temos uma multiplicidade de saberes dentro das turmas, conseguimos trabalhar temas que traz uma repercussão para o instituto na nossa prática diária”, comentou a Diretora de Pós-Graduação e docente do programa Deyse Correia.

Para o Coordenador do mestrado no IFPB, Rafael Rego Barros, o curso tem apresentado resultados positivos: “Temos professores de áreas multidisciplinares, 71 discentes, 25 defesas já realizas e a perspectiva é de realizar mais 16 defesas ainda este ano. Os produtos educacionais são de muita qualidade”, disse Rafael ao lembrar também do sucesso e do acompanhamento dos egressos.

Na abertura houve ainda a fala da Pró-Reitora Silvana Cunha que lembrou da dedicação do corpo docente e discente na perspectiva de oferecer importantes produtos educacionais voltados para as diversas áreas do conhecimento e que trazem um retorno para a sociedade. “O ProfEPT tem proporcionado a capacitação de muitos alunos em diferentes frentes para o mundo do trabalho, são mais de 800 produtos entregues, destacando o viés da pesquisa aplicada e da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”, disse Silvana. Já o Diretor Neilor César destacou a consolidação do mestrado em rede e a externou o desejo do Campus João Pessoa em uma futura verticalização para a oferta do doutorado. “Essa verticalização implica na mudança do nosso fazer pedagógico, temos que pensar não só nos conteúdos, mas também na linguagem para que a gente possa atingir os diversos públicos e realidades. Ai está a beleza dos nossos institutos federais”, comentou.

Após a mesa de debates com os gestores, foi realizada a palestra de abertura com a Profa. Dra. Marise Ramos, intitulada “A importância dos materiais didáticos pensados para o EMI: possibilidades de materialização da perspectiva omnilateral nos Produtos Educacionais do ProfEPT”.

O evento continua durante o turno da tarde com a apresentação dos produtos educacionais e será encerrado nesta sexta-feira (27) com a palestra do prof. Rony Freitas (IFES), no dia às 14h30, intitulada “Produtos Educacionais na área de Ensino da CAPES: o que há além da forma?”. Veja a programação completa na página do evento