Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Festin realiza roda de conversa com Banda Cabaçal São Sebastião

Festin realiza roda de conversa com Banda Cabaçal São Sebastião

Os pifeiros Antônio Pinto e Damião Sebastião participaram de um bate papo nas redes sociais da PROEXC
por publicado: 31/08/2021 16h22 última modificação: 31/08/2021 16h22

O Festival de Intérpretes e Canções (Festin) do IFPB está realizando um ciclo de rodas de conversas com os mestres e mestras homenageados da edição 2021 do evento. Nesta terça-feira (31), o bate papo foi com os pifeiros Antônio Pinto e Damião Sebastião da Banda Cabaçal São Sebastião.

Inspirado na tradição nordestina de festejos religiosos, o grupo possui mais de 50 anos de existência com foco na música instrumental e folclórica nordestina, sendo composta ainda por José Barbosa (zabumba) e Francisco Rafael (caixa).

A roda de conversa foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (PROEXC), em parceria com o Núcleo de Comunicação, Cultura e Artes - NUCCA do Campus Cajazeiras e o Núcleo de Extensão Cultural - NEC da Universidade Federal de Campina Grande.

Durante a live transmitida no YouTube e Instagram da PROEXC e apresentada por Daniel Andrade e Naldinho Braga, os componentes falaram sobre a trajetória da banda, tocaram algumas músicas como Caboré e A Briga do Cachorro com a Onça e contaram “causos” da cultura popular. “Eu comecei a tocar em 1970, vendo uns amigos meus tocarem. Daí fiquei com vontade e quando cheguei na Paraíba montei minha banda. O primeiro lugar que toquei foi no cruzeiro de São Sebastião, daí o nome do grupo”, explica Damião.

Uma preocupação dos pifeiros é sobre a continuidade da tradição das bandas cabaçais. “Aqui no sertão, a gente tem outras bandas, mas os tocadores mais antigos estão morrendo e a gente tem que ensinar aos mais novos para que a tradição não morra. Meu filho Joelson, por exemplo, além de observar a gente tocar já usa a internet para aprender e assim a gente vai seguindo”, enfatiza Antônio Pinto.

A live foi finalizada ao som de uma valsa tocada no pífano. Antônio agradeceu ao IFPB e a UFCG pela homenagem. "Eu queria agradecer por esse momento a todos vocês que organizaram ele. Obrigada!"

O Festival de Intérpretes e Canções (Festin) inscreve até dia 06 de setembro, através deste link. Podem participar estudantes, servidores e egressos do IFPB e alunos das escolas municipais e estaduais da Paraíba. As apresentações do Festin acontecem no dia 21 de setembro, dentro da programação do Encontro de Extensão e Cultura do Instituto.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC