Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Feira de Economia Solidária será uma das atividades do 6º Enex

Noticia

Feira de Economia Solidária será uma das atividades do 6º Enex

Agricultores familiares e empreendedores solidários podem se inscrever até 16 de agosto
por Ana Carolina Abiahy publicado: 12/08/2021 21h47 última modificação: 12/08/2021 21h50

O 6º Encontro de Extensão e Cultura do IFPB (Enex 2021) terá entre suas atividades uma Feira de Economia Solidária e Criativa. A ação foi pensada como um meio para a apresentação e circulação de produtos e saberes criativos de trabalhadores e trabalhadoras que integram grupos econômicos coletivos na Paraíba.

Nesse ano de 2021, devido ao distanciamento social, imposto pela pandemia do Covid-19, a feira será realizada de forma virtual. Através do perfil do Instragram @feiraecosolifpb, produtores e consumidores serão conectados de modo a fomentar a comercialização, servindo de vitrine para os produtos e serviços.

Os agricultores familiares e empreendedores solidários interessados em expor seus produtos na Feira têm até o dia 16 de agosto para preencher o formulário disponível neste link.

A economia solidária é um meio alternativo à economia linear, sendo uma produção cooperada e de autogestão. Promovendo a apresentação ao público da necessidade do consumo consciente e responsável, a economia solidária não se baseia apenas no lucro, mas se posiciona como movimento social tendo em vista que seus pilares são a solidariedade, cooperativismo, democracia, equidade e saber local.

Dentro do Enex 2021, a Feira pretende estreitar a relação dos Empreendedores Solidários e Agricultores Familiares com o consumidor final, onde será ofertada a venda de produtos e alimentos mais saudáveis e de base agroecológica, sem intermediários, por um preço justo. 

O Enex é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB. A comissão organizadora do Enex destaca que a Economia Solidária é uma nova postura de vida, que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e no mundo. São pequenos empreendedores locais que se organizam para levar seus produtos para o mercado, gerando renda e empregos de maneira autogerida, inovadora e sustentável.

O Encontro vai ocorrer de modo virtual, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, com diversas atividades. Até o dia 15 de agosto estão abertas as submissões de propostas para as Oficinas, Redes de Conversa e as Mostras Tecnológica Social e Artístico-Cultural. Mesas Redondas e o Festival de Intérpretes e Canções (Festin) são outras ações do Enex 2021. Para todos, a inscrição é gratuita e online. Saiba mais aqui.

Texto: Verônica Rufino / Arte: Thaise Marques -  Comunicação Proexc

registrado em: