Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Curricularização da Extensão é tema de consulta pública no IFPB

Curricularização da Extensão é tema de consulta pública no IFPB

Minuta da Resolução com diretrizes sobre o assunto está disponível para consulta até 03/09
por publicado: 25/08/2021 08h40 última modificação: 25/08/2021 08h40

O Instituto Federal da Paraíba está realizando uma consulta pública com servidores e discentes referente à minuta da Resolução que dispõe sobre as diretrizes para a Curricularização da Extensão. A minuta e o link para envio de sugestões podem ser acessados aqui. Os interessados têm até 03 de setembro para participar da consulta.

A elaboração da proposta de resolução foi construída por uma comissão composta por servidores da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e coordenadores de Extensão e Cultura do IFPB, seguindo o que determinam a Lei Nº 13.005/ 2014 - que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE; a Resolução Nº 07/2018 - do Conselho Nacional de Educação, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira; e as Diretrizes para Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do CONIF.

Durante o período da consulta pública, a PROEXC estará realizando um plantão de dúvidas nos dias 27 e 31/08 e 02/09, das 14h às 17h, através do Google Meet (links de acesso disponíveis aqui). Após o encerramento da consulta pública, o atendimento acontece às sextas-feiras, das 14h às 17h, também através da plataforma Google Meet, porém de forma agendada através do e-mail dexpr.proexc@ifpb.edu.br.

A Curricularização da Extensão é uma diretriz prevista no Plano Nacional de Educação de 2014 cujo foco é assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior do país, em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

No âmbito do IFPB, a curricularização compreende a inclusão da extensão no currículo dos cursos regulares, presencial e à distância, por meio do desenvolvimento de ações extensionistas, prioritariamente, em  áreas de grande pertinência social, com a intenção de promover impactos na formação do discente e na transformação social.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC