Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 08 > Conheça os estudantes vencedores dos e-JIFs

Conheça os estudantes vencedores dos e-JIFs

Os Jogos Eletrônicos do IFPB tiveram mais de 300 inscrições
por Ana Carolina Abiahy publicado: 09/08/2021 14h07 última modificação: 13/08/2021 16h12

Os Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (e-JIFs), na etapa do IFPB, foram encerrados tendo mais de 300 inscrições de estudantes. Foram disputadas as modalidades FreeFire, League of Legends (LoL) e Xadrez Arena. A etapa é seletiva para o e-JIFs nacional que vai ocorrer de 13 a 17 de setembro. Os campeões nas modalidades LoL e Free Fire e os quatro primeiros colocados no xadrez (feminino e masculino) irão representar o IFPB na etapa nacional que é organizada pelo Conselho dos Dirigentes das instituições da Rede Federal (Conif).

A competição no Instituto Federal da Paraíba foi organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) sob coordenação da professora Brígida Bezerra. A abertura oficial e as partidas foram transmitidas pelo YouTube no canal da TV IFPB, no período de 03 a 06 de agosto.

Na modalidade LOL, a equipe campeã foi do campus Patos (Infboys) formada por Andrey Victor Ferreira Dantas, José Ivanildo de Oliveira Marques, Davi da Gama Trinck, Suerdo Flaubert Campos de Lucena Júnior, Adson dos Santos Pereira e Caio Henrique Lopes Sousa. A prata ficou com a equipe TáMec do Campus João Pessoa. O terceiro lugar ficou com duas equipes: a Never Give up, do Campus Cabedelo, e a Campus of Monteiro.

No Free Fire, o primeiro lugar foi da Equipe RPMM_PB, de Cabedelo, formada por Andriel Mendonça de Luna, Lucas de Medeiros Alves, Kauan Victor Viegas Dos Santos, Mateus Silva Bandeira e Rodrigo Ferraz Pereira Filho. O 2º lugar foi conquistado pela Equipe Santa Rita e o 3º lugar pela Equipe All Fight GBA do Campus Guarabira.

No Xadrez, o pódio ficou assim: 1º lugar com Sara Soares de Medeiros, do Campus Patos; 2º lugar para Ivamberg Ivanildo da Silva e 3º lugar com Victor Henrique Cavalcante de Souza, ambos do Campus João Pessoa. Além destes três, ficam classificados para o e-JIFs nacional os estudantes Arthur Maximus Cavalcante Beuttenmüller, do Campus João Pessoa, José Chrystian Silva Araújo, do Campus Picuí, Ana Klara de Sousa Galdino do IFPB Santa Rita, Maria Fernanda de Lima Teles do IFPB Monteiro e Ananda Emily da Silva Gurgel do IFPB Catolé do Rocha.

abertura jifs e.jpg A abertura do e-JIFs foi realizada com presença do reitor Nicácio Lopes e dos pró-reitores Manoel Macedo (Assuntos Estudantis), Cleidenedia Morais (Extensão e Cultura), e Silvana Cunha (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação). O evento foi transmitido pela TV IFPB no YouTube e conduzido pela professora Brígida Bezerra, organizadora dos e-JIFs no IFPB. O estudante do campus Picuí, Kaio Oliveira de Azevedo, esteve presente na mesa virtual representando os jogadores.

O aluno Kaio Oliveira cursa o 2º ano do técnico em Edificações e destacou em sua fala que o evento tem um caráter social e inclusivo. “Que possamos aproveitar a oportunidade respeitando o próximo e as regras”, declarou.

O professor de Artes do campus Picuí, Ilton Fonseca, abriu o evento tocando “Tempo Perdido”, de Legião Urbana, e em seguida, executou uma canção de Sergio Ricardo, “Perseguição”, ao violão.

A pró-reitora Cleidenedia destacou a importância dos Institutos Federais terem se adaptado na pandemia, que trouxe novos desafios, para inserir os games como modalidade esportiva. “É mais um momento de integração”, frisou Cleide.

A pró-reitora Silvana parabenizou a iniciativa da PRAE em promover os jogos, bem como toda a equipe. Ela elogiou a inserção da nova modalidade de jogos eletrônicos que colaboram com o raciocínio lógico e promovem integração até internacional. “Muitos aprendem inglês até durante os jogos”, apontou.

O pró-reitor Macedo ressaltou a inserção deste tipo de modalidade esportiva na instituição e elogiou o empenho do Conif para que os JIFs ocorram neste novo formato. “Que seja o início de uma caminhada que a gente possa aprimorar. O IFPB deve abraçar este formato. É um desafio e é importante porque os jogos eletrônicos são uma realidade neste mundo virtual. É importante que a família e a escola estejam presentes e acompanhem estas atividades. A instituição deve acompanhar do ponto de vista pedagógico”, ressaltou Macedo.

O reitor Nicácio cumprimentou a equipe que organizou o evento que tem por objetivo o estreitamento de relações entre os estudantes e deles com os professores. “Temos um vetor lúdico e de entretenimento. Mas, os jogos propiciam elementos fundamentais no processo educativo. É um laço de humanização e aproximação”, ressaltou o reitor.