Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > IFPB normatiza elaboração de Plano de Disciplina de Cursos de Graduação

Noticia

IFPB normatiza elaboração de Plano de Disciplina de Cursos de Graduação

Instrução normativa foi emitida pela PRE e traz mudanças que facilitarão sua construção e acesso
por Ernani Baracho publicado: 18/06/2021 20h20 última modificação: 18/06/2021 20h21

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal da Paraíba emitiu nesta sexta-feira, 18, uma instrução normativa que trata da normatização e procedimentos para elaboração do Plano de Disciplina dos Cursos de Graduação. A iniciativa visa entre outros procedimentos unificar este tipo de documento que agora passará a ter a nomenclatura de “Plano de Disciplina” em substituição ao termo Plano de Ensino. O Plano de Disciplina é o documento que apresenta o planejamento didático-pedagógico de uma disciplina.

De acordo com o Coordenador dos Cursos Superiores de Licenciatura do IFPB, Richardson Marinheiro, o modelo facilita os trâmites de registro e publicação de planos de disciplina de cursos superiores. “A partir de agora os docentes terão oportunidades por meio dos documentos eletrônicos de fazer o preenchimento, assinarem e consequentemente ser publicado viabilizando que os estudantes tenham acesso já assinados”, explica o coordenador.  

Todo o processo de construção do Plano de Disciplina será feito exclusivamente pelo docente que ministra a disciplina/componente curricular por meio de documentos eletrônicos no SUAP, sempre levando em consideração a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). De acordo com a instrução normativa, o prazo para que todos os processos desde o planejamento até sua efetividade deverá ser concluído em 90 dias.   

Acesse a Instrução Normativa 

*Ernani Baracho -Jornalista do IFPB