Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 12 > Reitoria Itinerante reúne comunidade acadêmica no Campus Catolé do Rocha

Reitoria Itinerante reúne comunidade acadêmica no Campus Catolé do Rocha

Desenvolvimento e avanço do campus foram destaques nas falas dos participantes
por Patrícia Nogueira publicado: 11/12/2020 17h29 última modificação: 11/12/2020 17h30

Foi realizada nesta sexta-feira (11) a reunião virtual da Reitoria Itinerante com a comunidade acadêmica do Campus Catolé do Rocha. No turno da manhã foi realizada a reunião com os estudantes e no turno da tarde com os servidores. Ambas as reuniões foram antecedidas por uma apresentação cultural de poesia da aluna Alyce Lira e pela prestação de contas por parte da gestão.

A prestação de contas mostrou o avanço do Campus Catolé do Rocha com algumas conquistas que foram além das demandas da reitoria itinerante no ano anterior. “Tivemos um ano atípico, suspensão das aulas presenciais e início das aulas remotas, mas que mesmo assim não impediu nosso campus de prosperar. Continuamos na luta por levar educação de qualidade aos nossos alunos”, declarou o diretor substituto Francisco João de Deus de Carvalho ao falar sobre as principais aquisições do campus para melhoria da infraestrutura.

reuniao turno da manha.png

A Diretora de Ensino, Yasmim Ramos citou as melhorias nos processos pedagógicos com a produção de um sistema de acompanhamento dos núcleos de aprendizagem e um programa de agendamento de plantão individualizado para os pais por meio de aplicativo. As inovações foram de autoria do campus e há a possibilidade de ser compartilhada para outros campi. Também foram mencionadas as conquistas dos estudantes em torneios e olimpíadas realizadas de forma remota.

O Diretor de Administração Raniere Queiroga agradeceu o apoio da reitoria e ressaltou que esse é um importante momento para troca de ideias e discutir melhorias para o campus.

A Diretora Geral Susany Medeiros declarou que este é um momento muito emocionante: “É uma oportunidade de fazer uma retrospectiva de todo nosso esforço e trabalho. Quero expressar nesse momento gratidão a minha equipe por todo trabalho, aos servidores dos demais setores, agradecer a reitoria e aos meus alunos por nos permitiram conduzir o campus”, disse.

O Pró-reitor de Administração e Finanças, Pablo Arruda, fez uma apresentação sobre a evolução do orçamento do IFPB e mostrou que a proposta do governo para o ano de 2021 é a menor da história do Instituto, o que ocasionará várias limitações. “É importante vocês, estudantes, se apropriarem dessas informações, entender as nossas dificuldades. Essa proposta está sendo discutida com o congresso e vocês devem acompanhar, pois representam o retrato do IFPB e das instituições públicas de ensino”, disse o professor Pablo.

Os tópicos da reunião com os estudantes foram voltados para ampliação da infraestrutura, espaços acadêmicos e aquisição de mobília.

reuniao com os estudantes.pngO Reitor Nicácio Lopes destacou a atuação do Campus Catolé do Rocha e o seu crescimento mesmo num momento tão difícil. “Nossa gestão tem sido marcada por uma conjuntura que oscila entre crise econômica, política e agora sanitária, mas nada tem impedido o campus de prosperar. Aqui estudam os filhos dos trabalhadores, somos para eles um espaço de esperança de um futuro melhor, de garantia do respeito à dignidade. Continuem dando orgulho para seus pais e para nossa comunidade. Queremos continuar de mãos dadas com vocês”, assinalou Nicácio ao afirmar que buscará recursos extra-orçamentários para serem aplicados em melhorias no campus.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, relembrou o início do ano quando foi discutida a continuidade da concessão dos auxílios aos alunos, mesmo com as atividades presenciais suspensas. “Vivíamos num momento de incertezas, de dramas familiares, um desafio em todos os sentidos. E para diminuir a situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia, precisávamos nos reinventar e pensar alternativas para fazer com que os recursos continuassem a chegar aos discentes. Ver agora que todo o orçamento da assistência estudantil foi empenhado me deixa muito aliviado e feliz”, lembrou Macedo.

O turno da tarde foi marcado pela reunião com os servidores. Assuntos como nomeações de pessoal, melhorias de re.jpglaboratórios, salas e bibliotecas e melhorias de acesso ao prédio foram abordados. Por fim foi realizada a reunião da gestão do Campus com a reitoria para traçar o plano de ação para o cumprimento das demandas.