Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 12 > Pesquisadores do IFPB realizam prospecção em indústrias do setor sucroalcooleiro

Noticia

Pesquisadores do IFPB realizam prospecção em indústrias do setor sucroalcooleiro

Objetivo é identificar oportunidades e discutir possibilidades de parceria
por publicado: 04/12/2020 09h42 última modificação: 09/12/2020 10h55

Pesquisadores do Polo de Inovação e da Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) do IFPB realizaram nos dias 30/11 e 01/12 visitas de prospecção as indústrias do setor sucroalcooleiro da região da Zona da Mata Paraibana.

O objetivo foi identificar oportunidades, discutindo possibilidades de parceria através projetos de PD&I e Extensão Tecnológica, com vista a resolução de problemas reais encontrados nas indústrias visitadas.

A equipe multidisciplinar foi formada por engenheiros mecânicos, químicos, eletricistas, agrônomos, cientistas da computação e administrador. A primeira indústria visitada foi a Tabu, localizada no município de Caaporã. Em seguida visitaram as usinas D’Pádua, Miriri, Monte Alegre e Japungu.

A EMBRAPII, que é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. Para o Prof. Erick Melo, coordenador da Unidade EMBRAPII IFPB e Diretor do Polo de Inovação, esse ecossistema da indústria sucroalcooleira do nosso Estado é um celeiro riquíssimo de possibilidades para realização de parcerias em PD&I e Extensão Tecnológica. “A ideia é inserirmos esse ecossistema na Indústria e Agricultura 4.0, promovendo desta forma uma revolução tecnológica no setor sucroalcooleiro da região”, assinalou o Diretor Erick Melo.

Para presidente do Sindalcool, associação de empresas produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade, Edmundo Coelho Barbosa: "estamos em boa direção, empresas mais intensivas em conhecimento são muito mais inovadoras. A colaboração da EMBRAPII é essencial. Estamos diante de uma longa estrada rumo ao desenvolvimento. Demos o primeiro passo".