Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 12 > Comunidade acadêmica debate Curricularização da Extensão no IFPB

Comunidade acadêmica debate Curricularização da Extensão no IFPB

II Seminário sobre o tema foi realizado virtualmente nesta terça-feira (01), através do canal da TV IFPB no Youtube
por publicado: 01/12/2020 19h10 última modificação: 01/12/2020 19h10

A comunidade acadêmica do IFPB participou nesta terça-feira (01), de um debate institucional sobre a importância da Extensão como prática indissociável ao Ensino e à Pesquisa, assim como à formação cidadã do estudante. O II Seminário sobre Curricularização da Extensão no Instituto foi transmitido pelo canal da TV IFPB no YouTube (Clique aqui para ter acesso ao evento), e teve como palestrantes os professores Wilson Matos, do Instituto Federal de São Paulo, que debateu “Extensão e Curricularização”; e Fabrício Rodrigues, do Instituto Federal do Pará, que apresentou um relato de experiência sobre o tema na instituição.

O evento, organizado pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEXC), de Ensino (PRE) e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), foi aberto com a apresentação do vídeo pôster do projeto “Cidadania em Cena” e do vídeo artístico “Mulher Preta”, da técnica em Assuntos Educacionais do Campus Cabedelo Centro, Renálide Carvalho. Em seguida houve os pronunciamentos da mesa de autoridades, composta pelo reitor Nicácio Lopes e por representantes das pró-reitorias envolvidas.

“Para a PRPIPG é motivo de grande alegria participar de um evento de grande importância como este, que debate a curricularização da Extensão no âmbito do IFPB. Gostaria de parabenizar a PROEXC por oportunizar a toda comunidade um momento rico de compartilhamento de informações sobre o assunto”, destacou o diretor de Pesquisa, Francisco Dantas Neto.

Em seu discurso, a pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, enfatizou a relevância dos palestrantes convidados para debater o tema. “São dois palestrantes de grande reconhecimento na Rede Federal, assim como professores e extensionistas executores da política da Extensão de seus institutos, destacando este contexto de indissociabilidade da tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Agradecendo o envolvimento de toda equipe da PROEXC na realização do evento, a pró-reitora Cleidenedia Morais, afirmou que a curricularização “é um assunto latente que pede a participação e o envolvimento de toda comunidade do IFPB nos debates”.

O Seminário contou ainda com a participação da diretora de Extensão Popular e Rural, Josi Batista. Para ela, a curricularização não representa apenas uma creditação na carga horária do estudante. “Representa o extensionista aliado ao Ensino e à Pesquisa como forma de protagonismo, na perspectiva de uma formação cidadã e transformadora”.

Já o reitor Nicácio Lopes, em seu discurso, frisou a importância da realização de eventos como este. Na opinião do gestor, eles “suscitam uma reflexão para que tenhamos um compromisso de buscarmos sempre um aprimoramento, um aperfeiçoamento de nossas práticas”. Ainda segundo Nicácio, “essa interação/ troca de vivências é absolutamente crucial para que a gente busque otimizar as nossas ações e políticas extensionistas”.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC