Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 12 > Comitê de Crise prorroga as atividades não presenciais até 28/02/2021

Comitê de Crise prorroga as atividades não presenciais até 28/02/2021

Reitor Nicácio reafirma que o IFPB estará sempre em defesa da vida e dos protocolos de saúde até que se tenha segurança para voltar às atividades presenciais
por Gustavo Rodrigues publicado: 21/12/2020 14h03 última modificação: 22/12/2020 09h04

O Comitê do IFPB responsável pelo enfrentamento da disseminação e combate à Covid-19 reuniu-se por videoconferência nesta segunda-feira (21) e aprovou a recomendação ao Colégio de Dirigentes do IFPB de prorrogar as atividades acadêmicas não presenciais no âmbito do Instituto Federal da Paraíba até 28/02/2021. Como instância consultiva, o Colégio de Dirigentes do IFPB deve apreciar ainda na tarde desta segunda-feira a recomendação do Comitê de Crise e encaminhar o resultado de sua deliberação ao Conselho Superior do IFPB (Consuper).

Nicacio_03.jpgAo iniciar a última reunião do ano, o Reitor Nicácio Lopes deu as boas-vindas a todos, fez uma exposição sobre o atual cenário da pandemia no País e solicitou aos participantes uma avaliação sobre as ações do IFPB em 2020.

Representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, o diretor Francisco Dantas Nobre Neto destacou que, apesar da pandemia, as atividades de pesquisa não foram interrompidas, pois tiveram seu andamento de forma não presencial, inclusive com a continuidade das bolsas de pesquisas com recursos do IFPB e com parcerias com o CNPQ.

Macedo.jpgPara o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Pereira de Macedo Neto, este foi um ano em que o diálogo com os estudantes foi muito importante para estabelecer a continuidade dos estudos de forma não presencial, que só foi possível em função dos auxílios para que os alunos tivessem efetiva conectividade para acompanhar as aulas. Além disso, destacou as ações de solidariedade que foram desenvolvidas para os mais vulneráveis, dando-lhes suporte nesse momento difícil.

Mary Roberta.jpgA professora Mary Roberta Meira Marinho, Pró-Reitora de Ensino, destacou vários avanços realizados, em função do grande aprendizado que todos tiveram ao lidar com o trabalho não presencial e o cumprimento das ações necessárias para que o IFPB continuasse a cumprir sua missão na área da educação. “Realizamos o processo seletivo do meio do ano e tivemos muitas reuniões com estudantes e professores”, disse. Destacou, ainda, a união das pró-reitorias durante esse período e as capacitações feitas através da EaD. “Foram grandes desafios, só que agora estamos mais seguros, mais confiantes, porque encontramos juntos a solução desses problemas”, salientou.

Cleidenedia.jpgA Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Maria Cleidenédia de Oliveira, destacou a importância da retomada das ações de extensão na circunstância atual. Explicou que, apesar da necessidade de distanciamento social, foi preciso readequar as ações às atividades não presenciais. “Aprendemos realmente a trabalhar com as novas tecnologias e conseguimos muitos resultados. Apesar de tudo, tivemos um ano 2020 bastante positivo”, frisou a Pró-Reitora.

O professor Adolfo Wagner, representando o SINTEF-PB, falou das ações que têm sido desenvolvidas em parceria com o IFPB e externou sua opinião de que o retorno das atividades presenciais só será possível com a vacinação de todos.

O diretor de Comunicação e Marketing, Filipe Donner, fez um relato das ações de comunicação que foram desenvolvidas pela DGCOM para esclarecer a comunidade sobre os cuidados que precisam ser tomados por todos e as ações do IFPB de enfrentamento da Covid-19.

Para Isabelle Teotônio, representante da área de saúde, o momento é muito difícil e todos estão cansados dessa situação. Para ela, será necessário fazermos ainda mais em 2021. Para o médico Tiago Vegas, os cuidados precisam ser mantidos porque a Covid-19 é uma doença muito séria. “Mas precisamos ter paciência e manter a esperança para que num futuro próximo possamos estar reunidos novamente”, ponderou.

Ao final da reunião, o Reitor Nicácio Lopes colocou a prorrogação das atividades não presenciais até 28/02/2020 em votação – que foi aprovada – e agradeceu o trabalho de todos durante o ano de 2020. Para o Reitor, O IFPB se posicionou em todos os momentos em favor da vida, até que se chegue a uma solução de segurança. “Eu quero garantir que vamos continuar dentro dessa linha. A comunidade pode ter confiança porque nós estamos fazendo o que é natural, o que é óbvio. Quero transmitir a todos vocês a nossa mensagem de segurança, de firmeza.  Nós estamos com quase 200 mil mortos no País por conta da pandemia. O sistema de saúde está ficando saturado. Nós aqui no IFPB estamos dando nossa contribuição para garantir a educação dos nossos estudantes, mas com a preservação da vida”, ressaltou.

O Reitor Nicácio Lopes destacou, ainda, que o IFPB estará sempre em defesa da vida e dos protocolos de saúde até que tenhamos segurança para voltar as atividades presenciais. “Nós vamos realizar as prorrogações das atividades não presenciais quantas vezes forem necessárias até termos segurança para retomar as atividades presenciais”, finalizou o Reitor.