Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 12 > Canteiro de obras para nova sede da Reitoria do IFPB é instalado

Noticia

Canteiro de obras para nova sede da Reitoria do IFPB é instalado

Serviços de limpeza do terreno, terraplenagem e demolição fazem parte da primeira missão da Construtora
por publicado: 07/12/2020 12h08 última modificação: 10/12/2020 18h57

O dia mais aguardado da história recente do IFPB chegou. É que hoje, dia 07 de dezembro, foi instalado, nas primeiras horas da manhã, o canteiro de obras de construção do novo prédio da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba. A obra será edificada no terreno onde funcionou o CAIC no bairro de Mangabeira, na capital.

Oito trabalhadores da Construtora F2 Engenharia já se encontram no local desde as 08h00 da manhã desta segunda-feira. De acordo com o coordenador de obras da Reitoria, engenheiro Renan Dantas da Nóbrega, os serviços iniciais constam da limpeza do terreno com a remoção da camada vegetal que ocupa boa parte do terreno. Também se fez presente no local o técnico em construção de Edifício, Edimael Freitas, que faz parte da equipe do IFPB.

“Em seguida vem os serviços de terraplenagem e de demolição com uso de máquinas de grande porte que estão a caminho”, informou Renan ao destacar que constam também nesta primeira missão da construtora a demolição do ginásio de esportes e de um bloco do antigo CAIC com estrutura comprometida pelo tempo e desuso.

A área do terreno da nova sede da Reitoria do IFPB compreende 16.315,41 m². O engenheiro da F2 Engenharia Rodrigo Roque que também participa da instalação do canteiro de obras detalha que “o serviço de terraplenagem visa adequar o terreno para um estacionamento com mais de vinte vagas para motos, 167 vagas para veículos de passeio, sendo 09 exclusivas para pessoas com deficiência e 9 para idosos; 02 vagas para micro-ônibus e 02 vagas para ônibus”.

Ele disse ainda que nos próximos dias quem transitar pela Avenida Hilton Souto Maior vai poder contemplar o canteiro de obras em plena construção dos primeiros blocos da Reitoria do IFPB. “O nosso trabalho está apenas começando e queremos cuidar dessa obra com muito profissionalismo para que, dentro do prazo previsto, possamos honrar nosso compromisso e realizar esse sonho da comunidade acadêmica do IFPB”, declarou Roque, o engenheiro representante da F2 Engenharia.

O projeto – A nova sede da Reitoria contará com uma área de construída de aproximadamente 8.300,00 m². A instalação da Reitoria do IFPB no local se dará em duas etapas. Na primeira, será realizada a demolição do bloco térreo e ginásio e posteriormente a construção de um novo bloco de três pavimentos. Também serão construídos uma guarita, um reservatório e uma caixa d’água. A segunda etapa será a reforma do bloco existente de três pavimentos. O investimento para a construção da nova reitoria é na ordem de 15,7 milhões de reais.