Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > Cinco campi do IFPB iniciam aulas não presenciais

Cinco campi do IFPB iniciam aulas não presenciais

Mais de 4.600 estudantes estão participando das atividades não presenciais nos campi de Areia, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Sousa
por publicado: 25/08/2020 15h52 última modificação: 28/08/2020 13h23

Nesta segunda-feira (24) os campi de Areia, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Sousa iniciaram as aulas no formato não presencial. Um total de 4.664 estudantes começaram a ser atendidos por meio do ensino remoto.

Para que este formato de aulas fosse viabilizado, várias ações foram tomadas por parte do IFPB, dentre elas a oferta de um programa de inclusão digital que garantisse o acesso a internet àqueles em situação de vulnerabilidade social. Também foram realizados para os docentes cursos de capacitação e cursos de ambientação para os estudantes conhecerem a plataforma virtual de aprendizagem.

No Campus Areia,  45 alunos foram beneficiados com o auxilio inclusão digital que possibilitou a contratação de planos de internet. A primeira parcela já foi paga.  “Esse momento de retomada das aulas tem sido muito aguardado pela comunidade acadêmica do Campus. Estamos orgulhosos do caminho traçado pelo IFPB para essa retomada das aulas não presenciais, pois todas as ações para tal têm sido feitas com responsabilidade, tranquilidade, diálogo, e principalmente, com um olhar especial para nossos alunos”, afirmou a Diretora em exercício Sibéria Farias.

No Campus Cajazeiras, 149 alunos já foram atendidos com o auxílio de inclusão digital e há um novo edital aberto para preenchimento de 109 vagas remanescentes. A Diretora Geral, Lucrécia Teresa Gonçalves Petrucci, ressaltou o trabalho desempenhado pela equipe técnica do campus nas últimas semanas para estruturar as disciplinas para o formato não presencial. “Estamos vivendo um momento desafiador e estamos reinventando novas formas de fazer. Teremos fragilidades e vários desafios ao longo desse processo, mas tenho certeza que iremos vencê-los juntos”, afirmou Lucrécia.

No Campus Catolé do Rocha, o auxílio inclusão digital beneficiou 90 alunos.  “O momento é de grande expectativa. Nos últimos meses trabalhamos no planejamento desse novo formato de aulas. Foram cursos de capacitação para docentes e estudantes, reuniões, busca por estratégias didático pedagógicas para viabilizar esse momento, que se configura num marco na história do campus Catolé do Rocha”, afirmou a Diretora Geral Suzany Medeiros.

No Campus Monteiro, 800 estudantes de 3 cursos técnicos , 2 cursos superiores e 1 de especialização estão iniciando as atividades não presenciais. Desse total, 141 foram beneficiados com o auxílio inclusão digital. “Esse é certamente o nosso maior desafio dos quase 11 anos de implantação do Campus. Vamos juntos construir, nesse momento histórico, uma nova forma de nos relacionar numa perspectiva colaborativa, cada um de nós será responsável pelo outro, pratiquem como nunca a solidariedade entre os colegas, seja por questões técnicas de acesso, aprendizagem e a saúde física e mental de todos. É principalmente para isso que voltamos, para que nossos laços afetivos e solidários se fortaleçam”, declarou o Diretor Geral Abraão Romão.

No Campus Sousa, 400 estudantes foram contemplados com o auxílio inclusão digital. De acordo com Diretora de Desenvolvimento do Ensino do IFPB Campus Sousa, Joselma Carneiro, as atividades letivas serão realizadas nos formatos síncrono (em tempo real) e assíncrono (pela plataforma Moodle). “As atividades não presenciais iniciam no dia 24 de agosto, com previsão de finalização do semestre 2020.1 para os Cursos Superiores e Subsequentes no dia 16 de dezembro, com provas finais em 17 e 18 de dezembro. Nos Cursos Integrados, teremos a finalização do 1º e 2º bimestres até o dia 23 de novembro e, em seguida, o início do 3º bimestre”, destacou.

O reitor Nicácio Lopes disse que o programa de Atividades Não Presenciais foi estruturado de forma dialogada com todos os segmentos envolvidos no processo, uma equipe multidisciplinar composta por diretores de ensino, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e a equipe técnica da PRE sob o comando da Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho. “Nossa instituição está muito segura em garantir o direito à educação dos nossos jovens promovendo todas as adaptações e flexibilizações, ajustando a este momento atípico de pandemia em consonância com as recomendações das autoridades sanitárias”.

suspensão das aulas presenciais ocorreu em 17 de março devido a pandemia do novo coronavírus. As Atividades Não Presenciais foram autorizadas pelo Conselho Superior do IFPB por meio das resoluções 28 e 29/2020 no mês de julho. Há também a Nota Técnica da PRE Nº 07/2020 que emitiu orientações acerca dessa atividade. O campus Itaporanga foi o primeiro a iniciar as aulas remotas no dia 11 de agosto e no último dia 17 foi a vez dos Campus Santa Rita e Picuí. No dia 31 de agosto, será a vez dos campi Cabedelo, Campina Grande, Soledade, Guarabira e Mangabeira. No dia 8 de setembro, retorna o campus João Pessoa. Outros campi estão se organizando e em breve divulgarão as datas para o início das aulas online.

Edição: Patrícia Nogueira

Arte: Luzivan Silva