Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 06 > Reitoria Itinerante finaliza rota no sertão do Estado

Reitoria Itinerante finaliza rota no sertão do Estado

Reitor Nicácio e sua equipe percorreram três campi durante a semana. Evento finalizou hoje (19) no Campus Catolé
por publicado: 19/06/2019 17h01 última modificação: 19/06/2019 18h22

Na estrada desde o dia 17 para cumprir agenda de trabalho em três campi do sertão paraibano, a Reitoria Itinerante fechou sua rota nesta quarta-feira (19) no Campus Catolé do Rocha. Na segunda (17), o reitor Nicácio Lopes e sua equipe estiveram no campus Cajazeiras e na terça-feira (18) no Campus Sousa.

“Foram momentos muito interessantes com participação efetiva de servidores e alunos. Saímos muito felizes porque estamos amplificando o processo de democratização, de compartilhamento de decisões da nossa instituição", declarou o Reitor Nicácio.

Em Catolé do Rocha, as reuniões contaram com a participação efetiva de estudantes tratando de temas como cantina, equipamentos para laboratórios, quadra, transporte para o campus, salas de aula e mobiliários para área de convivência. Já a reunião dos servidores os temas foram relacionados à infraestrutura, recursos humanos e segurança.

A Diretora Geral, Suzany Cecília Medeiros, fez a prestação de contas sobre as ações demandas na última reunião que ocorreu no Campus em 2018. “Tivemos várias discussões interessantes e produtivas com alunos e servidores, entendemos que as ações levantadas aqui,  que estão acordadas para desenvolver nesse ano, irão melhorar as atividades desenvolvidas para todos os segmentos”, afirmou a Diretora.

Em Cajazeiras, na segunda-feira (17), a comunidade discutiu propostas construtivas que irão melhorar o dia-dia do Campus. Foram debatidos temas como cortes no orçamento; contratação de professores; formação pedagógica para servidores; edital de remoção/redistribuição; folha de ponto docente/mapa de atividades; formalização das 30h para técnicos administrativos e IF Sertão – atual conjuntura. No período da tarde, representantes de alunos participaram da reunião e apresentaram os seguintes pontos: contratação de professores; aquisição de equipamentos e material para laboratórios; formação pedagógica para servidores; ampliação de ambientes no campus e ampliação do número de bolsas para pesquisa e extensão.

O estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Caique Vitoriano elogiou a iniciativa da reitoria: "Momentos como esse são importantes para construção de um campus que atenda nossas demandas, além de uma oportunidade do movimento estudantil se inteirar da situação do campus. Mais uma vez o reitor, a diretora e os demais dirigentes se mostram abertos ao diálogo com os estudantes, divulgando o trabalho que vem sendo feito, respondendo nossas dúvidas e recebendo novas demandas".

Já em Sousa, as discussões com os alunos giraram em torno de esclarecimentos sobre os cortes no orçamento do IFPB, anunciado pelo Ministério da Educação; investimento em obras e na compra de materiais e equipamentos; contratação de novos professores; e a exigência de exames para as aulas práticas de educação física. Com os servidores, foram tratados investimentos em construções, reformas e ampliações; compra de materiais e equipamentos; andamento dos concursos públicos do IFPB; tramitação dos processos encaminhados à Reitoria; e emissão de diplomas para os estudantes.

O Diretor-Geral Chiquinho Cicupira declarou: “O IFPB Campus Sousa recebeu com alegria a Reitoria Itinerante. Foi um momento importante. Desde as primeiras horas da manhã os diferentes segmentos da comunidade se reuniram, ouviram as colocações da reitoria e também apresentaram sugestões, reclamações e destacaram ações produzidas para o bem do campus. Estão todos de parabéns pela motivação”.

O Programa Reitoria Itinerante tem como objetivo primordial realizar visitas in loco nos campi do IFPB para escutar, debater e tentar resolver com as comunidades locais as suas macroquestões.

Confira na nossa página oficial do facebook as fotos da jornada.

*DGCOM  com a colaboração de Clara Marinho e Clébio Melo