Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 05 > Assembleia Legislativa faz audiência com reitores

Assembleia Legislativa faz audiência com reitores

Os cortes de recursos para a educação pública foram o tema do debate entre os parlamentares e a sociedade
por publicado: 16/05/2019 11h15 última modificação: 16/05/2019 17h18

A Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba (ALE) realizou nesta quarta-feira (15) audiência  com os reitores das instituições públicas federais de ensino superior da Paraíba. Os reitores do IFPB, Nicácio Lopes, e da UFPB, Margareth Diniz, defenderam a manutenção dos recursos previstos no orçamento da União para a educação pública.

Ricardo Barbosa e Nicacio.jpegPara o deputado Ricardo Barbosa, co-autor da propositura do evento que debateu a situação da educação no Brasil, “esta foi uma das mais qualificadas audiências da história recente da Assembleia Legislativa”.

Os gestores alinharam os seus discursos e fizeram coro com os parlamentares, prefeitos, estudantes e representantes das entidades dos segmentos administrativos e docentes das instituições de ensino superior. Uma tarde de discursos sem disputa, porém focados na pauta estabelecida pela ALE.

Tal clima foi proporcionado graças ao dia de mobilização que começou com uma caminhada que o próprio reitor Nicácio Lopes cumpriu pela manhã ao lado dos estudantes do IFPB, Campus João Pessoa.

Mesa_int.jpegO reitor do IFPB e mais de uma centena de professores da Instituição marcharam do Campus João Pessoa, localizado no bairro de Jaguaribe, aos locais de concentração: Liceu Paraibano e Praça dos Três Poderes, no centro da Capital.

Nesses locais foram se somando aos grupos advindos da UFPB (estudantes e servidores), dentre outras entidades vinculadas aos trabalhadores da educação, formando-se uma grande concentração de pessoas no centro da capital paraibana.

Um grande público também se juntou ao evento, que reuniu atividades científicas e manifestações espontâneas, conforme ressaltaram as deputadas Cida Ramos e Estela Bezerra, co-autoras da propositura que movimentou o dia de paralisação dos profissionais da educação na Paraíba.

Os eventos deste dia 15 devem prosperar com novos capítulos. Um deles prevê a formação de uma comissão integrada por membros do parlamento estadual, federal e das instituições de ensino superior que, solidária aos estudantes, deve construir novos capítulos em defesa da educação pública.

O reitor Nicácio Lopes (IFPB) e a reitora Margareth Dinis (UFPB) encerraram a tarde de discursos que reverberavam das ruas o sentimento de rejeição ao corte de 30% anunciado pelo Governo Federal.

Nesta quinta-feira (16), às 14h30, os reitores das instituições públicas federais de ensino superior da Paraíba estarão reunidos no gabinete da reitoria do IFPB para tratar sobre os bloqueios de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Estarão presentes os reitores do IFPB, Nicácio Lopes; da UFPB, Margareth Diniz; e da UFCG, Vicemário Simões.