Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 09 > Proexc do IFPB publica edital de programa de apoio institucional à prestação de serviços

O edital estipula o período de inscrições de proposta, através do SUAP, entre 11 e 24 de setembro
por publicado: 12/09/2018 08h47 última modificação: 12/09/2018 14h21

Dando prosseguimento ao processo de consolidação das políticas acadêmicas institucionais do IFPB, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) publicou, nesta terça-feira (11/09), mais um edital de extensão. O edital nº. 11/2018, intitulado “Programa de Apoio Institucional à prestação de serviços”, concede bolsas para estudantes no período de outubro a dezembro do corrente ano.

Acesse aqui o edital.

Acesse aqui os anexos.

As modalidades de bolsas do referido edital contemplam estudantes do ensino superior, do ensino técnico Integrado ao médio, ensino técnico subsequente, Fic e Proeja, visando alcançar melhorias no processo do ensino profissional de forma indissociável.

O referido edital, elaborado com esmero e criatividade pela equipe técnica da Proexc, visa ao fortalecimento de ações de extensão no tocante à prestação de serviços, como parte da tentativa de constituir uma rede de atuação e de relação extensionista que permita o exercício da prática profissional em consonância com a multiplicidade de demandas sociais integradas a realidade local e seu território.

Com uma linha de atuação bastante dinâmica, envolvendo servidores, discentes e voluntários, o edital também beneficiará a comunidade através da prestação de serviços voluntários aos movimentos sociais, pequenas e médias empresas e instituições governamentais e não-governamentais. O edital contribui, desta forma, para que o IFPB esteja cada vez mais integrado à comunidade cumprindo o seu papel social.

A equipe técnica da Proexc faz alusão ao presente Edital enfatizando a importância da iniciativa para fomentar a política de promoção da categoria de ação de extensão denominada prestação de serviços. A iniciativa também valoriza a consolidação de grupos acadêmicos que articulados com o mundo do trabalho possam favorecer à sociedade o acesso à produção científica, técnica e tecnológica do IFPB por meio dessa ação.

A equipe técnica da Proexc esclarece que, conforme as políticas nacionais e internas de extensão, são consideradas atividades de prestação de serviço o desenvolvimento de produtos, processos, sistemas e tecnologias, treinamentos, consultorias, assessorias, auditorias, vistorias, perícias, ensaios e análises laboratoriais. E mais outras atividades de natureza acadêmica, cultural, artística e esportiva de domínio do IFPB e de interesse à promoção do desenvolvimento local e regional, a serem disponibilizadas à comunidade de forma gratuita, com a promoção da prática profissional dos alunos.

O referido edital contemplará três modalidades de organização de grupos, que são as Redes Operativas para o Trabalho, Escritórios Modelos e Empresas Juniores.

Com o encerramento do período de inscrição em 24/09/2018, terá início o processo de pré-avaliação de 25/09/2018 a 26/09/2018, com avaliação definitiva de 27/09/2018 a 30/09/2018. A Publicação do resultado preliminar acontecerá em 01/10/2018, com interposição de recursos no dia 02/10/2018. Desta forma, a publicação do resultado final será em 03/10/2018, com Início das atividades previsto para 04/10/2018.

Crisvalter Medeiros - jornalista da Proexc do IFPB