Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 09 > IFPB participa de Congresso Brasileiro de Automática

IFPB participa de Congresso Brasileiro de Automática

Evento traz à tona relevantes temas da área de Automação e Engenharia
por Patrícia Nogueira publicado: 10/09/2018 12h04 última modificação: 10/09/2018 15h27

Pesquisadores, professores, profissionais e estudantes da área de Engenharia Elétrica e Automação Industrial estão reunidos no Congresso Brasileiro de Automática. O evento, que conta com a parceria do IFPB e da UFPB, está sendo realizado até o dia 12 no auditório do Hotel Tambaú.

De acordo com o professor do IFPB Ademar Gonçalves, o evento traz o que há de mais moderno na área das ciências, automação e engenharias, uma vez que trata-se de um encontro multidisciplinar. “Teremos discussões sobre a indústria 4.0, um tema extremamente atual e contaremos com representantes de industrias como a Fiat, Comau e também do Ministério das Ciências e Tecnologia. Traremos temas que estão sendo estudados no Brasil e no exterior”, ressaltou o professor.

Participam do evento estudantes do curso de Engenharia Elétrica do IFPB bem como professores do Instituto. Ao todo o evento reúne cerca de 900 pessoas de todo país. “Embora já esteja na 22ª edição, é a primeira vez que o evento é realizado em João Pessoa e conta com a participação do IFPB na comissão organizadora. “Um dos objetivos é fazer com que nossos estudantes tenham contato com o que há de mais atual na área e possam trocar informações e conhecimentos durante o congresso. Para os professores, é uma oportunidade de ampliar a rede de relacionamentos e manter contato com os temas pesquisados em âmbito nacional e internacional”, destacou Ademar.

Um dos participantes do evento foi o Professor Valnyr Lira, Diretor do IFPB Campus Esperança. Ele ressaltou a importância dos temas abordados no evento para quem é da área técnica “Enquanto professor temos que estar sempre buscando conhecer o que há de mais moderno na área técnica, pois com a evolução, tudo muda muito rápido. Um congresso como esse na Paraíba não poderíamos deixar de participar”, disse.

Já o professor Arlindo Garcia, Diretor Administrativo do Campus Esperança e professor do curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, destacou que o evento é uma forma de se atualizar enquanto profissional e mostrar também a integração entre os diversos institutos, universidades, instituições parceiras, trazendo o resultado de pesquisas e mostrando o desenvolvimento tecnológico da área.

Um dos temas abordados na manhã da segunda-feira (10) foi a Industria 4.0. O palestrante foi o professor alemão Nasser Jazdi, do Instituto de Automação Industrial e Engenharia de Software da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Jazdi abordou sobre os marcos históricos e objetivos da indústria, seus desafios, tecnologias digitais e ciberfísica, dentre outros.

Para o estudante do segundo período do curso de Engenharia Elétrica do IFPB, Jessly Smith, o evento está sendo positivo para aprimorar seus conhecimentos: “Conseguimos observar as tecnologias que estão sendo apresentadas aqui e aprender um pouco mais. Dá para sentir que o evento é de suma importância para área, tanto para nós estudantes, como para os profissionais”. A área de tecnologia já faz parte do cotidiano de Jessly desde a época que ele era aluno do curso técnico em Eletrotécnica no IFPB. “Muita coisa que eu estudei em Eletrotécnica, estou tendo a oportunidade de aprimorar no curso de Engenharia. Criei uma paixão pela área desde essa época. É um sonho que está sendo realizado e espero aprender cada vez mais para seguir os passos como profissional da área”, destacou o estudante.

O evento teve início no domingo (09) e se estende até a quarta-feira (12). Estão sendo realizadas Sessões Orais, Cursos de Alto Nível, plenárias, mesas redondas e palestras. Mais informações sobre os temas debatidos, bem como toda a programação podem ser obtidas pelo site www.ufpb.br/cba2018