Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Proexc do IFPB abre inscrições para o PIEC 2018

Proexc do IFPB abre inscrições para o PIEC 2018

O programa visa integrar escola e comunidade através de ações da extensão. Inscrições até 29 de julho
por publicado: 29/06/2018 11h51 última modificação: 03/07/2018 15h18

A equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB) lançou no dia 26, do corrente mês, mais uma edição do Programa Integrador Escola e Comunidade (PIEC) através do edital 009/2018.

A participação, no referido edital, se dará por meio de processo seletivo, com submissão de propostas até o dia 29 de julho. As propostas deverão ser encaminhadas através da plataforma SUAP, com divulgação do resultado final prevista para o dia 31 de agosto.

O PIEC tem como objetivo promover a realização de programas de extensão que viabilizem a integração do ensino com os contextos educacionais, políticos, culturais, sociais, científicos e tecnológicos do território local e regional onde se encontram os Campi do IFPB.

O Edital PIEC/2018 disponibilizará 29 apoios financeiros no valor de cinco mil reais cada, e bolsas de R$ 500,00 (quinhentos reais) para o discente da modalidade de ensino superior e de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para o discente do Ensino Técnico Integrado ao Médio, Ensino Técnico Subsequente, FIC e PROEJA. Os recursos orçamentários para a concessão das bolsas são oriundos do orçamento dos Campi e da Proexc.

Na edição 2018, o PIEC visará o fortalecimento da construção de uma estratégia institucional para a experimentação de uma proposta de curricularização por meio da metodologia de imersão nas Unidades Territoriais de Vivências (UTVs), que são espaços sociais concretos, a exemplo de comunidades urbanas, rurais e/ou institucionais e que se configuram como contextos relacionais em suas múltiplas vertentes de expressão.

Segundo a Pró-Reitora Tânia Andrade, o PIEC será uma estratégia de fomento para ações que poderão ser desdobradas a partir da vivência de estudantes e professores nos espaços de imersão.

A Diretora de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários, do IFPB, professora Flora Meira, explicou que o PIEC será uma importante ferramenta para que os docentes da instituição tenham a oportunidade de trabalhar as disciplinas dos currículos em atividades de extensão, inserindo a prática extensionista nas atividades de ensino, com o objetivo de atender ao Plano Nacional de Educação, com resultados consolidados até 2024.

Segundo ela, o Plano, estabelece como meta (12) a expansão do número de matrículas nas instituições públicas de ensino superior, assegurando a qualidade da oferta. “A estratégia 12.7 é assegurar, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação, em programas e projetos de extensão universitária, com ações orientadas, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”, assinalou.

O PIEC está disponível em quatro diferentes categorias, PIEC Tecnologias Sociais (PIEC/TS), Educação, Comunicação, Arte e Cultura (PIEC/CAC) e Empreendimentos Sociais (PIEC/ES), informou a professora Flora Meira, orientando que as proposta deverão ser encaminhadas pelo sistema SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública, utilizando-se, de preferência, o navegador Mozilla Firefox.

O Edital completo está disponível neste endereço:

Texto de Fábio Hermano, estagiário de comunicação da Proexc

Edição: Crisvalter Medeiros, jornalista da Proexc.