Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Participantes comentam sobre o encontro de Fundações

Participantes comentam sobre o encontro de Fundações

Momento é de fortalecimento
por Patrícia Nogueira publicado: 08/06/2018 18h06 última modificação: 08/06/2018 18h06

Dentre os temas trazidos à tona durante o IV Encontro Norte Nordeste de Fundações de  Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica - IV ENNFAEIS estavam o de fortalecimento das Fundações com o intuito de promover o crescimento do ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ensino Superior (IES).

“Estamos dialogando na perspectiva do novo marco legal que regulamenta o exercício e prática das Fundações de Apoio, ou seja, o que a fundação tem o dever de fazer para dar suporte às IES. Precisamos de uma uniformização da transparência das ações, para que todos esses recursos, mesmo sendo privados e estando aportados na fundação, sejam de conhecimento da sociedade. O nosso papel é dialogar entre nós para conseguir constituir uma perspectiva de boa prestação de serviço”, comentou o Presidente da Funetec-PB, Anselmo Castilho.

O Presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (CONFIES), Fernando Peregrino, elogiou o evento: “É um encontro muito importante e expressivo na medida em que conseguiu reunir um grande número de fundações do Norte e Nordeste e ainda de estados de outras regiões como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro. Ficamos sabendo de importantes mudanças na Paraíba no que tange à inovação e captação de recursos com projetos, o que é bastante produtivo para uma região como esta.  Os temas discutidos também são relevantes como o novo marco legal,  decorrente do Decreto 9.283 que traz novidades favoráveis para o desenvolvimento da inovação nas Instituições de Ensino. Mostramos também a importância de novas formas de comunicar, com a criação da TV CONFIES. O congresso na UnB, em Brasilia, no mês de novembro será transmitido ao vivo presencial e remoto, potencializando o envolvimento da nossa comunidade”.

Já o presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)  da UFMG, Professor Alfredo Gontijo de Oliveira, ressaltou que os encontros regionais são de enorme importância pois muitas experiências neles conduzidas são interessantes, criativas e servem de modelo para as outras.  Alfredo pontua que, diante da crise existencial que perpassa pela universidade, a inovação é a forma contemporânea e moderna de fazer com que o conhecimento flua e chegue rápido à sociedade. “Na UFMG, nós temos a Fundação de Apoio como uma importante protagonista para a condução dos programas de inovação. Possuímos, pré-aceleradoras, aceleradoras, parque tecnológico, fundo de investimento e estamos tentando organizar todo esse ecossistema de inovação para desdobrar e levar para dentro da universidade”, explicou o professor Alfredo.

O IV ENNFAIES foi realizado em João Pessoa, nos dias 07 e 08 e reuniu cerca de 25 fundações de apoio à Instituições de Ensino Superior, Pesquisa Científica e Tecnológica para trocar experiências e debater temas importantes para o crescimento da educação.

Fotos: Arquivo CONFIES