Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Encontro de Coordenadores debate Educação Profissional

Encontro de Coordenadores debate Educação Profissional

III Encontro de Coordenadores chega ao final com amplo debate sobre as diretrizes da educação profissional
por Gustavo Rodrigues publicado: 20/06/2018 17h48 última modificação: 21/06/2018 11h42

Após três dias de atividade, encerrou-se nesta quarta-feira (20) o III Encontro de Coordenadores de Cursos Técnicos e Coordenadores Pedagógicos do IFPB. O evento contou com palestras e mesas de exposições sobre vários temas ligados ao ensino profissional.

Mary.jpgDe acordo com Mary Roberta Meira Marinho, Pró-Reitora  de Ensino, “o evento foi muito participativo e discutiu assuntos de suma importância para o IFPB, sobretudo nas questões do ensino médio integrado. Ele tem o intuito de preparação para a construção das diretrizes da educação profissional no IFPB, mas com base em documentos nacionais, encaminhados pelo CONIF. Aqui nós temos uma relação entre gestores e coordenadores com a Pró-Reitoria de Ensino no sentido de que essas discussões possam chegar aos campi e que possam ser norteadoras do futuro da educação profissional no nosso instituto e no País”.

Luiz Henrique.jpgParticipante do evento, o professor Luiz Henrique Melo Silva Nóbrega, do Campus Itabaiana, fez uma avaliação muito positiva do encontro, pois possibilitou uma análise mais ampla e uma discussão a respeito do ensino médio. “Outro ponto importante são as próprias resoluções do IFPB, discutidas amplamente, como a resolução dos núcleos de aprendizado e conselhos de classe, que são assuntos delicados e que de fato exigem uma discussão ampla”, afirmou o professor.

Para Degmar dos Anjos, Diretor de Educação Profissional, “o evento foi maravilhoso porque nós conseguimos nesses três dias fazer um bom processo de formação, de diálogos. Conseguimos tratar de temas polêmicos que Degmar.jpgprecisam ser abordados como a BNCC, a reforma do ensino médio, a necessidade de construção das diretrizes  da educação profissional do IFPB. Saímos daqui com uma série de encaminhamentos, com uma série de textos que cada campus estudará. Tivemos ainda alguns trabalhos mais práticos como a discussão dos conselhos de classe, de núcleos de aprendizagem. Isso sem falar da necessidade de formação para todos nós, como metodologias de aprendizagem, como currículo integrado.  Então eu considero que o evento foi um sucesso. Fico muito feliz com a excelente participação de todos”.

Hertha.jpgPara a professora Hertha Cristina Carneiro Pessoa, do Campus Picuí, o encontro foi muito importante para todos os participantes porque tratou de temas relevantes para o ensino, principalmente sobre a BNCC, as diretrizes da educação profissional e algumas normas relacionadas à dinâmica do ensino em cada campus e “porque nós afinamos o discurso e todos trabalham em consonância com as normas e determinações da Reitoria. Isso é muito importante para termos um trabalho em conjunto pela melhoria da educação no IFPB”, finalizou a professora.