Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Bibliotecários participam de Curso de Atualização e Capacitação Profissionalizante

Objetivo é capacitar envolvidos no processo de avaliação dos cursos superiores
por publicado: 06/06/2018 10h26 última modificação: 07/06/2018 14h01

Foi aberto nesta quarta-feira (06) no auditório da Reitoria do IFPB o curso de atualização e capacitação profissional “Desafios para a biblioteca na avaliação e na qualidade dos cursos superiores”. A promoção é da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) em parceria com a Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP) e o Departamento de Bibliotecas (DBIBLIO).

Durante a abertura, o reitor Nicácio Lopes falou sobre a excelente conceituação dos cursos superiores do IFPB nos últimos anos, e destacou o papel das bibliotecas. “A biblioteca está inserida numa situação de centralidade dentro da plataforma avaliativa, este momento aqui propicia um espaço reflexivo sobre os procedimentos que temos que adotar para a qualificação do nosso quadro”.

Participam bibliotecários, arquivistas, auxiliares de bibliotecas, assistentes de alunos, auxiliares administrativos e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes- NDE do Instituto Federal e de outras instituições como a UFPB e UFCG.

O curso é ministrado pelo bibliotecário do Campus João Pessoa, Jobson Louis Santos de Almeida. Ele é líder do Grupo de Pesquisa PROJECIT (IFPB/CNPq), Professor Substituto na Universidade Federal da Paraíba e  Doutorando em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB).

Segundo Jobson, o objetivo do curso é "capacitar os bibliotecários, como também os professores vinculados ao Núcleo Docente Estruturante e público externo envolvidos no processo de avaliação dos cursos superiores, diante das novas mudanças do INEP e do marco regulatório da educação superior, para compreender este instrumento e contribuir com as instituições onde atuam para a qualidade destes cursos superiores”.

As atividades vão abordar até sexta-feira temas como a Educação Superior no Brasil, Avaliação dos Cursos de Graduação, o Censo da Educação Superior e as Diretrizes para o posicionamento institucional frente às mudanças na avaliação dos cursos superiores.

DGCOM do IFPB