Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > APL promove nesta sexta-feira (08) Seminário de Estudos Literários em parceria com o IFPB

Evento tem como tema: Augusto dos Anjos, Contemporaneidade e Universalidade
por publicado: 08/06/2018 12h06 última modificação: 08/06/2018 18h25

O Instituto Federal da Paraíba, em parceria com a Academia Paraibana de Letras, realiza nesta sexta-feira (08) a 3ª edição do Seminário de Estudos Literários. O evento presta homenagem ao poeta Augusto dos Anjos, considerado o paraibano do século.

A abertura pela manhã no auditório da APL foi feita pelo presidente da Academia, Damião Ramos Cavalcanti. Em seguida o jornalista e poeta Linaldo Guedes discorreu sobre o tema: Augusto dos Anjos dialogando com o Budismo.

O reitor do Instituto Federal da Paraíba, Nicácio Lopes, prestigiou o evento. Em seu discurso o professor Nicácio falou sobre o papel do IFPB e da vocação tecnológica da instituição atrelada ao humanismo. O reitor lembrou que o Instituto oferece o curso de Letras na modalidade a distância e destacou sua importância, na medida em que a linguagem constitui e organiza todas as esferas das sociedades letradas.

O IFPB tem uma relação direta com a APL. Um dos acadêmicos da Academia Paraibana de Letras, o educador Itapuan Bôtto Targino, ex-diretor da Escola Técnica Federal da Paraíba, ocupa a cadeira de número 36.

A contemporaneidade e a universidade da obra de Augusto dos Anjos serão contextualizadas ao longo do dia em mesas-redondas e debates. Dentro da programação cultural estão previstas declamação de poemas de Augusto e lançamento do libro “Signo e Imagem em Castro Pinto”, de João Batista de Brito. Haverá também venda de livros e revistas de professores e intelectuais que abordem Literatura, Linguística, Educação, Cultura e Artes.

DGCOM do IFPB