Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Aberta seleção para vagas remanescentes da Residência Pedagógica

Aberta seleção para vagas remanescentes da Residência Pedagógica

Oportunidades para estudantes dos cursos de Licenciatura do IFPB. Há edital aberto para docentes em dois programas
por publicado: 25/06/2018 16h33 última modificação: 25/06/2018 16h33

A Coordenação Institucional do Programa de Residência Pedagógica divulgou edital para preenchimento de vagas remanescentes para estudantes. São vagas para os seguintes subprojetos: Ciências Biológicas / Cabedelo ; Educação Física / Sousa;  Física / Campina Grande; Matemática / Cajazeiras; Matemática / Campina Grande; Química / João Pessoa; Química / Sousa.

A oportunidades é para estudantes dos cursos de Licenciatura do IFPB. As inscrições ocorrem no período de 25 a 29 de junho  no setor de Protocolo do Campus ao qual seu Subprojeto está vinculado. O resultado preliminar ocorrerá em 03 de julho.

Acesse aqui o edital. A participação no programa tem duração de 18 meses com orientação de docente do IFPB e envolvimento em escolas da rede pública de educação básica, com participação dos professores locais.

O valor da bolsa é de R$400,00 mensais, mas a Capes ainda não confirmou o quantitativo de bolsas que o Instituto Federal da Paraíba terá direito. O estudante precisa ter, pelo menos, 32 horas mensais para dedicação às atividades do Pibid. Não é possível acumular a bolsa com outros programas (ensino, pesquisa, extensão).

Resultados

Os resultados finais das seleções anteriores para estudantes de Licenciatura do IFPB interessados em participar dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica já foram publicados. Os programas com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) visam estimular novas práticas pedagógicas entre alunos dos cursos de licenciatura.

Participam os campi Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, João Pessoa e Sousa nos cursos de Química, Física, Educação Física, Matemática e Ciências Biológicas. Os estudantes selecionados devem entrar em contato com os coordenadores dos programas ou responsáveis pelos Subprojetos em seu Campus/Núcleo. Os programas institucionais registraram um grande número de inscritos em todos os campi.

Acesse aqui a lista de selecionados do Pibid.

Acesse aqui a lista de selecionados da Residência Pedagógica.

Seleção para docentes

Há outra seleção em andamento para esses dois Programas. O edital é voltado para docentes do IFPB e da Rede Pública de ensino que atuam na Educação Básica. São vagas para coordenadores, orientadores, supervisores e preceptores. O pagamento é via bolsa do FNDE/MEC no valor de R$ 765 mensais.

A inscrição está aberta até 29 de junho. Além dos cinco campi do IFPB que ofertam Licenciatura, os programas estimam atender escolas nos municípios de Lucena, Marizópolis, Aparecida, Lagoa Seca, São José de Piranhas, Queimadas e Bayeux. Confira no edital as escolas credenciadas.

Confira os detalhes nessa matéria.

Ana Carolina Abiahy e Patricia Nogueira– jornalistas do IFPB